Desembargador prestigia posse de novo comandante da Marinha

25/04/2019 - 16:30

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, superintendente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG),  participou da cerimônia de transmissão do cargo de comandante do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil, nesta quarta-feira, 24 de abril, no Rio de Janeiro.

noticia1_posse-mainha-rj-25-04-19.jpg

Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant (centro), superintendente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG),

participou da cerimônia de transmissão do cargo de comandante do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil

 

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assumiu o posto em substituição ao almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes. O comandante da Marinha Brasileira, almirante Ilques Barbosa Junior, conduziu a cerimônia, que foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares.

Em dezembro do ano passado, foi instalada em Belo Horizonte a Capitania Fluvial de Minas Gerais, unidade militar de relevante importância administrativa e operacional para o Estado, que detém grande bacia hidrográfica.

A Capitania mineira, comandada pelo capitão de mar e guerra Nicácio Sátiro de Araújo, tem atuado em conjunto com os Bombeiros Militares e demais órgãos do Estado no atendimento e resgate das vítimas do desastre de Brumadinho.

O 1º Distrito Naval compreende, além de parte de Minas Gerais, os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os distritos navais têm como propósito contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha do Brasil, nas suas respectivas áreas de jurisdição.

Entre suas funções, está a de acompanhar o tráfego marítimo e fluvial, cooperar para a preservação e uso racional dos recursos do mar e dos rios, além de controlar as atividades relacionadas com a segurança da navegação marítima, fluvial e de lagos.

Fonte: TJMG

Compartilhe
Logar-se para comentar
Nenhum comentário ainda.