Chuva

A possibilidade de temporais em Belo Horizonte entre esta quarta e quinta-feira (6) deixa a prefeitura em alerta. De acordo com o coordenador da Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo Vieira, o volume de chuva para as próximas 48h pode passar a marca de 100 milímetros. Ouça acima a entrevista completa concedida ao Jornal da Itatiaia 1ª Edição. “Podem ser chuvas que caiam de forma branda, contínua, mas também há possibilidade de pancadas. Acredito que não tão fortes quanto às que verificamos nos últimos dias, mas hoje [quarta-feira], por exemplo, já registramos uma pancada na região Noroeste, que ultrapassou 24 milímetros em uma hora”, explica. O coronel chama atenção para o risco geológico na cidade. “É importante que as pessoas estejam atentas e procurem lugares seguros. Essas chuvas potencializam riscos de desabamentos de muros, de encostas. Nós já temos um histórico de chuvas nos últimos dias que causaram muitos deslizamentos. A terra continua encharcada. São riscos que não dão muitos avisos e matam”. (Rádio Itatiaia)

Dengue

Mais de 200 casos prováveis (suspeitos e confirmados) de dengue. Essa é a média diária de registros da doença em Minas neste ano. De 1º de janeiro a 3 de fevereiro, o Estado teve 6.988 notificações. Os dados estão em boletim epidemiológico, publicado nesta terça-feira (4), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Na comparação com o levantamento feito pela pasta há uma semana, os números comprovam que a enfermidade avança cada vez mais. O aumento em apenas sete dias foi de quase 50%. No último dia 28 eram 4.671 casos. Cinco óbitos estão em investigação. Não há mortes confirmadas até o momento. Em 2019, pelo menos 178 pessoas perderam a vida em decorrência de complicações causadas pela dengue. Outras 89 mortes do ano passado ainda seguem sob suspeita. Apesar da média de 205 notificações por dia, o número é bem menor do que o registrado em 2019, quando o Estado passou por uma epidemia. Somente em janeiro daquele ano foram 16.173 casos prováveis - quase 10 mil a mais. As notificações divulgadas no boletim estão em 367 municípios. Entre eles, 14 têm incidência muito alta da doença. As demais 486 cidades não geraram registros. A incidência é calculada considerando o número de casos e a população. O alerta contra a doença é ainda maior nesta época do ano. Chuvas e temperaturas elevadas reforçam a necessidade de cuidado por parte das pessoas. Moradores devem ficar atentos para evitar água parada, o que pode favorecer a proliferação do vetor da dengue, zika e chikungunya. (Hoje em Dia)

Backer

A cervejaria Backer vazou, na tarde desta terça-feira (4), o laudo preliminar da perícia realizada pela Polícia Civil na água usada para a produção da cerveja da marca. O documento aponta que não foi identificada a presença de dietilenoglicol e monoetilenoglicol no tanque de brassagem (utilizado para a fabricação do mosto cervejeiro de toda a cadeia produtiva da empresa). O laudo, no entanto, constatou a presença de dietilenoglicol e monoetilenoglicol nos tanques de refrigeração. Apesar do resultado, a Backer sempre negou o uso do dietileno na produção. A cervejaria afirmou, por meio de nota, que o laudo da polícia aponta para inexistência de irregulariadades, uma vez que não há problema na presença das substâncias no sistema de refrigeração. O resultado do laudo da polícia difere do apresentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em que ficou constatada a presença das substâncias na água utilizada na preparação do mosto. Além disso, o Mapa já confirmou a presença dos contaminantes em 10 rótulos de 41 lotes da marca. (O Tempo)

2ª Instância

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a prisão após condenação em segunda instância ouvirá nesta quarta-feira (5) o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Cezar Peluso. Defensor da medida, Peluso é considerado por deputados o autor intelectual da proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada por Alex Manente (Cidadania-SP) e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), em novembro. Quando ainda presidia a STF, em 2011, Peluso propôs reduzir o número de recursos ao Supremo e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio de um projeto conhecido à época como "PEC dos Recursos". A proposta na Câmara segue a mesma linha. Modifica os artigos 102 e 105 da Constituição, acabando com o recurso extraordinário, apresentado ao STF, e com o recurso especial, apresentado ao STJ. Na prática, de acordo com a PEC, o réu só poderá recorrer até a segunda instância e, depois disso, o processo transitará em julgado. O caso até poderá seguir para o STF ou STJ, mas por meio de uma nova ação para questionar aspectos formais da sentença. A participação de Peluso na comissão marca o início das audiências públicas sobre o tema, que devem se estender pelos meses fevereiro e março. O ministro da Justiça, Sergio Moro, também deverá ser ouvido pelos integrantes do colegiado. Segundo o cronograma aprovado pelos parlamentares, a comissão fará ao todo oito audiências públicas para debater a proposta. (G1)

 

Flávio Bolsonaro

O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) manteve a quebra dos sigilos fiscal e bancário do ex-deputado estadual e atual senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), investigado por suposto esquema de rachadinha na época em que cumpriu mandato na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A defesa de Flávio havia entrado com um pedido de habeas corpus na 3ª Câmara Criminal, onde corre o caso, para tentar derrubar a decisão proferida em primeira instância, em abril do ano passado. Relator do processo, o desembargador Antônio Carlos Nascimento Amado defendeu, na semana passada, a restauração dos sigilos. As outras duas desembargadoras que compõem o colegiado, Monica Tolledo Oliveira e Suimei Meira Cavalieri, haviam pedido mais tempo para analisar o caso. Hoje, contudo, elas votaram pela manutenção da decisão de primeira instância, do juiz Flávio Itabaiana Nicolau. A sessão é fechada, e o processo, sigiloso. O placar foi de 2 a 1, mas ainda não se sabe o que alegaram as desembargadoras. Na semana passada, Amado votara em favor de Flávio pelo fato dele não ter sido ouvido antes do pedido de quebra de sigilo feito pelo Ministério Público estadual, que investiga o filho do presidente Jair Bolsonaro. O MP apura as práticas de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa por parte do senador. (Agência Estado)

Secom

A Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília abriu inquérito nesta terça para investigar Fábio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Jair Bolsonaro. A investigação, que mira supostos peculato, corrupção passiva e advocacia administrativa, foi aberta por requisição do Ministério Público Federal, com base em reportagens do jornal Folha de S. Paulo. Wajngarten é sócio da FW Comunicação e Marketing, dona de contratos com ao menos cinco empresas que recebem recursos direcionados pela Secom, entre elas as redes de TV Band e Record. (Agência Estado)

Secom I

O secretário afirmou que os acordos comerciais foram feitos antes do seu ingresso na Secom - o da Band, por exemplo, há 16 anos. Esses contratos, segundo ele, "não sofreram qualquer reajuste ou ampliação" desde então. Os negócios de Wajngarten provocaram desgaste no governo. Sócio de uma empresa de marketing televisivo, que tem como clientes emissoras de TV e agências de publicidade contratadas pelo governo, Wajngarten foi obrigado a se explicar ao presidente Jair Bolsonaro e fez até um pronunciamento público. No dia 16, presidente Jair Bolsonaro afirmou que o secretário de Comunicação Social da Presidência "vai continuar" no governo. Bolsonaro disse que não viu, "até agora", ilegalidade na relação da FW Comunicação e Marketing, empresa da qual Wajngarten é sócio, com emissoras de TV e agências de publicidade que recebem recursos do governo. Embora a lei brasileira não proíba a participação em empresas, o Código de Conduta da Alta Administração Federal exige que, "além da declaração de bens e rendas, a autoridade pública, no prazo de dez dias contados de sua posse, enviará à Comissão de Ética Pública (…) informações sobre sua situação patrimonial que, real ou potencialmente, possa suscitar conflito com o interesse público, indicando o modo pelo qual irá evitá-lo". (Agência Estado)

Mega-Sena

Quem acertar as seis dezenas no concurso 2.231 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (5) à noite em São Paulo, poderá levar R$ 80 milhões. A aposta simples, de seis números, custa R$ 4,50. Para esse tipo de aposta, a probabilidade de ganhar o prêmio é de 1 em 50.063.860. As apostas podem ser feitas até as 19h em qualquer casa lotérica ou pela internet. No calendário dos sorteios, a Mega-Sena tem dois concursos semanais, sempre às quartas e sábados. Nas Mega-Semanas, o apostador ganha uma oportunidade extra para concorrer aos prêmios milionários da Mega-Sena. Nessas semanas especiais, os sorteios são realizados às terças, quintas e sábados. (Agência Brasil)

Coronavírus

A epidemia de coronavírus, que já matou 490 pessoas e contaminou mais de 20 mil, provocou uma corrida mundial para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico, tratamentos e vacinas, da qual o Brasil não está de fora. Na próxima segunda-feira, um grupo de cerca de dez pesquisadores vai se reunir com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para debater alternativas de ações nesta e em futuras epidemias virais. Uma das iniciativas que vão ser apresentadas é a CT Vacinas, projeto ligado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ao Fiocruz-Minas e ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), que desenvolve pesquisas em biotecnologia. Os pesquisadores buscam formas de facilitar o diagnóstico da contaminação e acreditam ser possível chegar a uma solução viável em seis meses. “Concluímos que o melhor investimento do país seria em diagnóstico, porque o desenvolvimento de vacinas leva bastante tempo, e a gente não sabe se vai haver necessidade dela no Brasil”, explica Flávio Guimarães, um dos virologistas do trabalho. A equipe – que conta com mais de 20 pesquisadores, entre professores e alunos – foca exames moleculares e sorológicos de detecção do vírus. O primeiro é um método já utilizado hoje em dia, que usa secreção pulmonar ou sangue para verificar a presença do RNA do vírus no organismo. Já os exames sorológicos (de sangue) seriam uma novidade, capaz de diagnosticar casos em massa se uma epidemia atingir o Brasil – que ainda não teve casos confirmados. Atualmente, o CT Vacinas está produzindo fragmentos do vírus em laboratório, essenciais para os exames o identificarem. A base para o processo é o código genético do coronavírus, descoberto e publicado por pesquisadores chineses em janeiro. A expectativa de Guimarães é que o governo federal lance um edital que permita levar a ideia adiante. O MCTIC não informa se tem essa intenção. (O Tempo)

EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, em seu terceiro discurso sobre o Estado da União e o último do primeiro mandato, que "anos de decadência econômica terminaram". "Os dias daqueles que usavam o nosso país, aproveitavam-se dele, estando até desacreditado junto de outras nações, ficaram para trás", declarou Trump, nessa terça-feira (4),em discurso cheio de críticas à administração de Barack Obama (2009-2017), que não mencionou, e que deixou entusiasmados republicanos, mas não democratas. Ao final do discurso do Estado da União, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, rasgou uma cópia do discurso do presidente. Para Trump, se "as políticas econômicas falidas do governo anterior" não tivessem sido revertidas, "o mundo agora não estava a ver esse grande êxito econômico", com criação de emprego, queda de impostos e luta "por acordos comerciais justos e recíprocos". "A nossa agenda é implacavelmente pró-trabalhadores, pró-família, pró-crescimento e, sobretudo, pró-Estados Unidos", destacou o chefe de Estado norte-americano, acrescentando que, há três anos, iniciou "o grande regresso" do país. (Agência Brasil)