A juíza Renata Gil tomou posse nesta quarta-feira, 11, como presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2020- 2022. O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, e o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, participaram da cerimônia, que aconteceu no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. 

Na mesma cerimônia foram empossados os integrantes dos Conselhos Executivo e Fiscal da AMB. Entre os magistrados mineiros, fazem parte da nova diretoria da AMB, a juíza Rosimere das Graças do Couto, que é vice-presidente da Saúde da Amagis e foi empossada como vice-presidente de Assuntos Jurídicos da AMB, e o desembargador Caetano Levi Lopes, que é novo diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM).



Entre as autoridades presentes, estiveram o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, os ministros do STF Ricardo Lewandowski, Roberto Barroso, Luiz Fux e Alexandre de Morais,  o presidente do STJ, ministro Octávio de Noronha, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Nelson Missias, Jayme Oliveira, Octávio Boccalini e Arthur Bernardes



A juíza Renata Gil, primeira mulher a presidir a entidade, iniciou seu discurso de posse se apresentando não apenas como a presidente eleita da AMB, “mas humildemente como aquela escolhida para servir a cada anseio de mudança em mim depositado, servir ao aprimoramento do Judiciário, servir aos que esperam da Justiça a verdadeira pacificação social.”



Juízas Miriam Chagas, Rosimere do Couto e Fabiana Pásqua, desembargadora Mariângela Meyer, 
   juíza Aldina Carvalho, juízes Luiz Carlos Rezende e Thiago Gandra e desembargador Alberto Diniz

 


 
 
Desembargador Alberto Diniz e juíza Renata Gil

 


A nova presidente destacou que o grupo que assume a condução da AMB é formado por expressivas lideranças associativas dos Estados. “Não estarei sozinha, todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal estão representados, ocupando cargos de vice-presidência ou de direção. Temos o compromisso de levar a pauta da Magistratura e sua melhor face aos Três Poderes e à sociedade. A eles rendo minha homenagens pelo trabalho que realizam e pela confiança em meu nome para condução da entidade”, afirmou.

Renata Gil ratificou em seu discurso so compromissos que  fez em campanha. “Seremos guardiões atentos e zelosos da independência do Poder Judiciário, da autonomia dos nossos Tribunais, lutaremos pela democratização interna, por meio da votação de todos os magistrados para os cargos diretivos dos Tribunais. Trabalharemos pela Valorização pela Tempo de Serviço da Magistratura, do ajuste de sua adequada remuneração. Todos os magistrados brasileiros precisam desfrutar de condições adequadas de trabalho. A primeira instância, porta de entrada da cidadania, precisa ser reaparelhada. Os desembargadores devem ser destacados por seu labor célere e pela formação dos precedentes que aceleram o tempo dos processos”, destacou.

Leia aqui o discurso de posse. 



Juíza Rosimere das Graças do Couto toma posse como vice-presidente de Assuntos Jurídicos da AMB 

Desembargador Caetano Levi Lopes toma posse como diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM)

     


O presidente do STF parabenizou o ex-presidente jayme Martins pelo trabalho realizado à frente da AMB. “Ao verificar a unidade da Magistratura, ao verificar a votação que a juíza Renata Gil obteve,junto com seus colegas de diretoria, isso mostra um reconhecimento à habilidade e à competência da gestão do Jayme Martins. Dele na presidência, mas também de todas sua diretoria”, afirmou o ministro Dias Toffoli, que enalteceu o trabalho da juíza Renata Gil à frente da Amaerj e desejou uma gestão profícua na AMB.

Veja mais fotos da solenidade aqui.



Assista à solenidade posse:
 

 

 

Fizeram parte da mesa, além de Jayme de Oliveira e Renata Gil, os ministros Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça; Francisco Camelo, do Superior Tribunal Militar (STM); o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; o subprocurador da República, Carlos Vilhena; e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.