Lava Jato

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje uma nova fase da Operação Lava Jato, batizada de Mapa da Mina. Trata-se de um desdobramento da 24ª fase da operação, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de mandado de condução coercitiva , em março de 2016. De acordo com o MPF-PR (Ministério Público Federal do Paraná), a nova fase tem como objetivo aprofundar investigações sobre repasses financeiros suspeitos realizados por empresas do grupo Oi/Telemar em favor de empresas do Grupo Gamecorp/Gol, controladas por Fabio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente, Fernando Bittar, Kalil Bittar e Jonas Suassuna. O UOL tenta localizar os citados. Cerca de 200 policiais cumprem 47 mandados de busca e apreensão em São Paulo, no Rio, Bahia e no Distrito Federal, expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba. Não há mandados de prisão. As apurações indicam que os pagamentos, realizados entre 2004 e 2016, e superiores a R$ 132 milhões, foram realizados sem justificativa econômica plausível e que o grupo Oi/Telemar foi beneficiado por diversos atos praticados pelo governo federal. Ainda segundo o MPF, evidências apontam que parte dos recursos foi utilizada para a aquisição do sítio de Atibaia. "Investigações apontam que as empresas do grupo Gamecorp/Gol não possuíam mão de obras e ativos compatíveis com a prestação dos serviços para os quais foram contratadas pela Oi/Telemar", diz trecho da nota do MPF. Entre 2005 e 2016 o grupo foi responsável por 74% dos recebimentos da Gamecorp, diz o MPF. (Uol)

Datafolha

A maioria da população considerou justa a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de novembro, aponta a mais recente pesquisa Datafolha. De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados entendem que a libertação do petista foi justa, ante 42% que a consideram injusta. Disseram não saber 5% dos entrevistados. A pesquisa ouviu 2.948 pessoas na quinta (5) e sexta-feira (6) da semana passada em 176 municípios pelo país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Lula deixou a carceragem da Polícia Federal em Curitiba no dia 8 de novembro, após cumprir 19 meses da pena por condenação de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). O processo ainda tramita, e Lula tem parte da pena pendente. O ex-presidente pôde voltar à liberdade graças à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que mudou antigo entendimento da corte e considerou inconstitucional a prisão de réus condenados que ainda tenham recursos pendentes em cortes superiores, como é o caso do petista. Mas Lula permanece, com base na Lei da Ficha Limpa, impedido de disputar eleições. (Folha de S. Paulo)

Datafolha I

O Datafolha também perguntou aos entrevistados sobre o grau de confiança em declarações de Jair Bolsonaro. O resultado foi mais desfavorável ao atual presidente: 43% disseram nunca confiar no que Bolsonaro diz e outros 37% afirmam que às vezes confiam. Disseram confiar sempre 19%. Há duas semanas, Lula teve confirmada em segunda instância outra condenação, no caso do sítio de Atibaia (SP). A pena foi ampliada para 17 anos e um mês de prisão. Também nesse caso, ele poderá aguardar em liberdade a tramitação dos recursos. O processo do tríplex já teve mérito julgado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de segunda instância, e no Superior Tribunal de Justiça, que reduziu em abril a pena para oito anos, dez meses e 20 dias de prisão. (Folha de S. Paulo)

TRF-6

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, disse nesta segunda-feira que acredita que até junho de 2020 o Tribunal Regional Federal com jurisdição em Minas (TRF-6) estará instalado em Belo Horizonte. Atualmente existem cinco TRFs no país: o da 1ª Região, sediado em Brasília, o da 2ª Região, no Rio, o da 3ª Região, em São Paulo, o da 4ª, em Porto Alegre, e o da 5ª, no Recife. “Já está designado o relator, deputado Fábio Ramalho (MDB). Nós acreditamos que em fevereiro a Câmara [dos Deputados] vote, até maio deve ser votado no Senado. Em Junho penso que já estaremos instalando o tribunal em Belo Horizonte”, disse o ministro. A criação do TRF-6 foi aprovado em maio pelo Colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF) e seguiu para o STJ, onde foi aprovada, por unanimidade, em setembro. Segundo o órgão, o novo tribunal "vai aumentar a eficiência da Justiça Federal sem implicar aumento de despesas" e será um desmembramento do TRF-1, com jurisdição em diversos estados. Conforme o ministro, a criação é importante devido a sobrecarga de processos no TRF-1, de Brasília, que abrange 80% do país, com cerca de 26,1 mil processos por desembargador, uma média 260% maior do que a das demais regionais federais. Além disso, cerca de 35% dos processos recebidos são de Minas e serão encaminhados para o novo tribunal. O projeto prevê ainda que o TRF-6 seja 100% eletrônico, com investimentos em automação, uso de inteligência artificial e gabinetes compactos. (Rádio Itatiaia)

Maranhão

A portaria do Ministério da Justiça, que autoriza o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai) na Terra Indígena de Cana Brava Guajajara, localizada no estado do Maranhão, está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (10). A medida tem por objetivo "garantir a integridade física e moral dos povos indígenas, dos servidores da Funai e dos não índios" na região pelo prazo de 90 dias, contados a partir do dia 10 de dezembro e podendo ser prorrogado, se necessário. De acordo com a portaria, o contingente será definido pelo ministério, de acordo com planejamento a ser realizado pela pasta. No último sábado (7), um atentado contra líderes indígenas Guajajara, na BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel, resultou em duas mortes. As mortes foram confirmadas pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão. Segundo a secretaria, há dois índios feridos em decorrência do ataque. (Agência Brasil)

Whatsapp

Uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado mostrou o Whatsapp como principal fonte de informação dos entrevistados: 79% disseram receber notícias sempre pela rede social. O ambiente possui mais de 136 milhões de usuários no Brasil, sendo a plataforma mais popular juntamente com o Facebook. Depois do Whatsapp, outras fontes foram citadas, misturando redes sociais e veículos tradicionais na lista dos locais onde os brasileiros buscam se atualizar. Apareceram canais de televisão (50%), a plataforma de vídeos Youtube (49%), o Facebook (44%), sites de notícias (38%), a rede social Instagram (30%) e emissoras de rádio (22%). O jornal impresso também foi citado por 8% dos participantes da sondagem e o Twitter, por 7%. No caso da televisão, o percentual foi maior entre os mais velhos: 67% dos consultados com mais de 60 anos disseram se informar sempre por esse meio, contra 40% na faixa entre 16 a 29 anos. Já o Youtube apareceu como mais popular entre os mais jovens. Os que afirmaram ver vídeos sempre na plataforma chegaram a 55% na faixa de 16 a 29 anos, contra 31% entre os com 60 anos ou mais. (Agência Brasil)

Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia hoje (10), em Brasília, a última reunião de 2019 para definir a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 5% ao ano. Amanhã (11), quarta-feira, após a segunda parte da reunião, será anunciada a taxa. Instituições financeiras consultadas pelo BC preveem uma redução de 0,5 ponto percentual, para 4,5% ao ano, o menor nível da história. No entanto, parte dos analistas acredita que a recente alta do dólar e do preço da carne pode fazer o BC manter a taxa em 5% ao ano e adiar a queda para o início de 2020. O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic. (Agência Brasil)

Cheque especial

As taxas médias de juros do cheque especial e do empréstimo pessoal terminaram 2019 menores que as do início do ano, de acordo com levantamento feito pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon de São Paulo. O levantamento envolveu seis instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. De acordo com a análise, a média dos juros para o cheque especial iniciou o ano em 13,44% ao mês (a.m.) e terminou em 12,57% ao mês, registrando variação negativa de 6,47%. O banco que apresentou a maior taxa média anual de cheque especial foi o Santander, com 14,94% a.m.; a menor taxa média anual foi a da Caixa Econômica Federal, com 11,98% a.m.; diferença de 2,96 pontos percentuais, representando variação de 24,71%. A taxa média do cheque especial em 2019 foi de 13,17% a.m., indicando decréscimo de 0,09% em relação à taxa média de 2018, de 13,26% a.m. No empréstimo pessoal, a taxa média em 2019 foi  6,24% a.m., indicando decréscimo de 0,03 ponto percentual em relação à taxa média de 2018, de 6,27% a.m. O ano iniciou com taxa média de 6,28% e finalizou com 6,19% a.m., registrando variação negativa de 1,43%. O banco que apresentou a maior taxa média anual de empréstimo pessoal foi o Santander, com 7,89% a.m.; a menor taxa média anual foi a da Caixa Econômica Federal, com 4,87% a.m.; uma diferença de 3,02 pontos percentuais, representando variação de 62,01%. (Agência Brasil)

Chuva

Os reflexos de uma nova frente fria, a avançar por Minas Gerais, já foram sentidos pelos moradores de Belo Horizonte e dos municípios da região metropolitana que acordaram nas primeiras horas desta terça-feira (10). Com uma camada de neblina a cobrir a cidade e precipitações logo no início da manhã, a sensação de frio pode até ter parecido muito intensa, no entanto os termômetros registraram mínima de 18°C. Nas próximas horas da terça, esta sensação deverá permanecer e, segundo a Defesa Civil, são esperadas pancadas mais intensas de chuva ao longo de todo dia, acompanhadas até por raios e rajadas de vento, e a temperatura não ultrapassará 26°C. Não à toa, o órgão publicou um alerta para essas precipitações, válido até 8h de quarta-feira (11). O dia também será chuvoso em outras regiões de Minas Gerais, na porção Centro-Sul do Estado, no Triângulo, no Alto Paranaíba, no Sul, no Campo das Vertentes e nas regiões Oeste, Zona da Mata e Central. A temperatura mínima registrada no ponto mais frio de Minas nas primeiras horas da manhã foi 15°C, já a máxima, no município mais quente, não deverá ultrapassar 39°C.  (O Tempo)

Argentina

O peronista Alberto Fernández assume a presidência da Argentina nesta terça-feira (10) com a promessa de "pôr o país de pé de novo", após um longo período de recessão, de alta inflação e de aumento do desemprego e da pobreza. Advogado de 60 anos, ele usa como credenciais para governar sua experiência como chefe de gabinete no governo de Néstor Kirchner (2003-2007) e durante o primeiro ano do primeiro mandato de Cristina Kirchner (2008), a vice-presidente que vai liderar o Senado e que impulsionou sua candidatura, escolhendo-o para encabeçar sua chapa. Fernández recebe a presidência de Mauricio Macri, que estava no poder desde 2015, e que foi derrotado nas eleições de outubro em primeiro turno. "Lamento que os resultados das nossas reformas econômicas não tenham chegado a tempo e por não conseguirmos nos recuperar da crise", disse o atual presidente num pronunciamento na TV, na sexta-feira (6), revelando sua "frustração". "Não parto satisfeito com o crescimento da economia no meu mandato e com os resultados da luta contra a inflação e a pobreza", acrescentou Macri. O novo presidente assume a Argentina com graves problemas econômicos. Além disso, mesmo antes de ser eleito, Fernández começou a enfrentar a resistência de Jair Bolsonaro e precisará encontrar uma forma de não deteriorar a relação com o Brasil. Bolsonaro chegou a dizer a interlocutores que não mandaria representantes do governo brasileiro para a posse de Fernández na terça (10), de acordo com o blog de Gerson Camarotti. (G1)

Avião militar

Um avião Hércules C-130 que decolou na segunda-feira da cidade de Punta Arenas, sul do Chile, desapareceu com 38 pessoas a bordo no mar de Drake quando seguia para a Antártica e uma operação de busca foi iniciada, informou a Força Aérea. A aeronave decolou às 16H55 de base da Força Aérea do Chilena (FACH) Chabunco em Punta Arenas, extremo austral do Chile, rumo à base Eduardo Frei na Antártica e perdeu comunicação por rádio às 18H13. O avião foi declarado "danificado" após sete horas do incidente, informou a FACH, que indicou que o C-130 tinha combustível para permanecer no ar até 0H40 de terça-feira. "Uma amerissagem é possível", afirmou Eduardo Mosqueira, comandante da IV Brigada Aérea em Punta Arenas. A bordo do C-130 Hércules viajavam 38 pessoas - 17 tripulantes da aeronave e 21 passageiros -, incluindo 15 oficiais da FACH, três do Exército, dois funcionários da empresa privada de construção Inproser e um funcionário da Universidade de Magallanes. As pessoas viajavam para cumprir tarefas de apoio logístico na base Eduardo Frei, a maior do Chile na Antártica: a revisão do oleoduto flutuante de abastecimento de combustível da base e o tratamento anticorrosivo das instalações. A FACH entrou em contato com as famílias das pessoas a bordo para informar sobre a situação. A aeronave perdeu comunicação quando sobrevoava o mar de Drake, uma passagem marítima entre o continente americano e a Antártica, considerado pelos marinheiros como a mais tempestuosa do planeta. (Estado de Minas)

Iluminação de Natal

A data de inauguração da nova iluminação de Natal da Praça da Liberdade foi anunciada nesta segunda-feira (9). De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH), que assumiu parte dos custos da ação, as luzes serão ligadas nesta quarta-feira (11), às 19h. O público belo-horizontino poderá apreciar a tradicional decoração até dia 6 de janeiro. O teste acontece na noite desta terça (10). A decoração contará com 1.500 jogos de micro lâmpadas de LED – mais econômicas que micro lâmpadas convencionais – e mais de 300 jogos de strobos, que irão iluminar a praça e o entorno durante as festividades de fim de ano. As lâmpadas serão dispostas para formar imagens como estrelas e árvores natalinas. Serão iluminados canteiros, palmeiras, fonte, coreto da praça, calçadas e alamedas. Neste ano, os gastos de R$ 500 mil foram divididos entre diversas entidades - orçamento bem mais enxuto do que nos últimos anos. Pela primeira vez, para realizar a iluminação da praça, a Cemig uniu forças com a CDL/BH, a MRV, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), o Circuito Praça da Liberdade, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Gerdau. (Hoje em Dia)

Troféu Guará

A imprensa especializada na cobertura esportiva em Minas Gerais vai escolher nesta terça-feira (10) os melhores da temporada no futebol mineiro em 2019. Chegou a hora da 57ª edição do Troféu Guará BMG, a mais tradicional premiação do esporte no estado. A apuração dos votos será feita na sede da Rádio Itatiaia, no bairro Bonfim, região Noroeste de Belo Horizonte, e terá transmissão ao vivo, a partir de 20h, dentro do programa Bastidores, com apresentação de João Vítor Xavier e Thiago Reis. Acompanhe a apuração ao vivo nas redes sociais da Rádio Itatiaia (Youtube, Facebook e no site), a partir de 20h. Alguns clubes já têm o Troféu Guará BMG garantido, como Cruzeiro (campeão mineiro masculino e feminino), Atlético (campeão mineiro sub-20), Coimbra (campeão mineiro do Módulo II), Minas Tênis Clube (campeão da Superliga Feminina de Vôlei, da Copa do Brasil Feminina de Vôlei e do Sul-Americano Feminino de Vôlei) e Sada Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil de Vôlei Masculino e do Sul-Americano de Vôlei Masculino). O atacante Fred, do Cruzeiro, também já possui o seu Guará por ter sido artilheiro da temporada em Minas Gerais com 21 gols marcados. No momento da apuração dos votos, será divulgado o homenageado com o prêmio Guará Especial. (Rádio Itatiaia)