Depois de participar de dezenas de festivais internacionais, nos quais ganhou diversos prêmios, como o de Melhor Filme Estrangeiro no London International Film Festival, o filme “Foro Íntimo”, todo gravado no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, durante o recesso do Judiciário, estreou nesta quinta-feira, 26, nos cinemas brasileiros. Em BH, está em cartaz no Cine Belas Artes.

  

De acordo com o diretor Ricardo Mehedff, a ideia do filme surgiu a partir de uma matéria de jornal. “Em 2012, eu li uma matéria sobre um juiz federal do Mato Grosso do Sul, que foi forçado a viver dentro do fórum durante seis meses. Quando comecei a pesquisar, descobri que tinha um juiz em Porto Alegre que também havia sido ameaçado de morte e teve que dormir em seu local de trabalho, enquanto sua família havia sido realocada na Argentina, descobri também um outro caso desse em Manaus”.





Para a construção da narrativa, o diretor conta que entrevistou um juiz aposentado que havia julgado um processo de tóxicos e entorpecentes, semelhante ao caso abordado no filme.

O longa, baseado em eventos reais, acompanha a rotina do juiz Dr. Ferreira durante 24 horas nas dependências do fórum, que se tornou sua casa há meses, onde se alimenta, dorme e toma banho. Ameaçado de morte por criminosos sob seu julgamento, ele se encontra refém do sistema legal, vivendo constantemente vigiado e acompanhado por seguranças da polícia federal.