PREFEITURA DE BH

O ritmo das articulações aumentou nos diretórios municipais dos partidos em Belo Horizonte nas últimas semanas. A um ano das convenções partidárias – quando serão oficializados os nomes para a disputa à prefeitura da capital mineira – lideranças se movimentam em busca de espaço e começam a surgir concorrentes para a eleição de 2020. O prefeito Alexandre Kalil, que deixou o PHS e assumiu no mês passado o comando do PSD, tenta consolidar o apoio de legendas que fazem parte do governo. O deputado João Vitor Xavier, novo presidente do Cidadania, aumentou o tom das críticas à prefeitura. No Partido Novo, do governador Romeu Zema, o processo seletivo está aberto até outubro para análise de candidatos. No campo da esquerda, o nome mais citado é o da deputada Áurea Carolina, do Psol, enquanto na direita, o PSL estuda o lançar candidatura própria para surfar na onda que elegeu o presidente Jair Bolsonaro. (Estado de Minas)

BR-381

Se os perigos da BR-381 já são velhos conhecidos dos mineiros, as obras de duplicação espalhadas pela rodovia têm criado novas armadilhas até para os motoristas mais experientes. Com a chegada das férias escolares, a atenção para quem vai viajar precisa ser redobrada. Asfalto em condições precárias, sinalização apagada, placas escondidas em meio à vegetação e desvios mal feitos são surpresas, principalmente à noite, quando a maior parte do caminho está tomada pela completa escuridão. Um dos pontos críticos está no trevo, criado após as intervenções na estrada, na altura de Santa Bárbara, na região Central. Para quem chega à cidade, não há indicação clara da entrada correta. O condutor que faz o caminho inverso é obrigado a atravessar na contramão para acessar a via e seguir no sentido Belo Horizonte. A manobra ainda é realizada a poucos metros de uma curva que, para piorar, está em um declive acentuado. Quem decide fazer o trajeto à noite, para evitar congestionamentos, é obrigado a conviver com as surpresas da pista, onde a única iluminação é a dos faróis dos carros e caminhões. Em 2018, pelo menos 1.500 pessoas ficaram feridas em acidentes registrados na “Rodovia da Morte”, de acordo com levantamento mais recente da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) reconhece que há desgaste maior das faixas no solo e das placas devido à intensa movimentação durante a obra. O órgão admite que a situação cria riscos para quem trafega pela via e garante que “já notificou a construtora para que solucione os problemas com urgência”. (Hoje em Dia)

IRPF

A Receita Federal começa a pagar, nesta segunda-feira (15), o 2º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019, e também, as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. Serão depositados R$ 5 bilhões para 3.164.229 contribuintes. Desse total, R$2.362.514.597,42 referem-se a restituição de 15.489 contribuintes idosos acima de 80 anos, 197.895 contribuintes entre 60 e 79 anos, 24.793 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 1.251.906 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Para saber se teve a declaração liberada, é preciso acessar o site da Receita Federal, ou ligar para o Receitafone, no número146. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. A restituição ficará disponível no banco durante um an0. (Hoje em Dia)

PADRE MARCELO ROSSI

Uma mulher empurrou o padre Marcelo Rossi do palco de um evento na tarde deste domingo em Cachoeira Paulista (SP). O vídeo que mostra o momento em que o religioso cai do palco se espalhou pelas redes sociais. O padre Marcelo participava do encerramento do Acampamento PHN (Por Hoje Não, por hoje não vou mais pecar), na sede da comunidade católica Canção Nova. O ataque ocorreu durante a celebração da missa, que era transmitida ao vivo pela internet. O vídeo mostra a pregação do religioso quando, repentinamente, uma mulher de blusa branca corre na direção do padre e o empurra. Ele cai do palco, enquanto a mulher aparece sorrindo. A câmera se volta para os fiéis assustados. A mulher teria sido contida por policiais militares. Fiéis que participavam da cerimônia relataram nas redes sociais que o padre recebeu atendimento médico, passa bem e conseguiu terminar a missa. Em entrevista concedida após a celebração, ele disse que sentia apenas algumas dores. (Estado de Minas)

SERRA DO CURRAL

Equipes do Corpo de Bombeiros combatem, desde a noite de domingo, um incêndio na Serra do Curral, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Nesta manhã, a corporação informou que hoje os militares trabalham eliminando focos em diferentes pontos da área verde porque há reignição em alguns trechos. No fim de semana, o Corpo de Bombeiros registrou vários incêndios em áreas de vegetação no estado. O clima seco e a ação humana favorecem esse tipo de incidente. (Estado de Minas)

FLÁVIO BOLSONARO

O Ministério Público do Rio faz um pente-fino nas contas eleitorais do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) para saber se o dinheiro arrecadado por Fabrício Queiroz com outros assessores do antigo gabinete dele na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) irrigou campanhas políticas do filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro.Doações recebidas diretamente e via partidos e despesas contratadas, como de gráficas, pessoal e locação de veículos, são investigadas desde o fim de março pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc) no âmbito do inquérito que apura supostos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa por meio do desvio de salário de assessores no gabinete de Flávio na Alerj. Eleito deputado estadual em 2002, Flávio ocupou cadeira na Alerj até dezembro de 2018. No período, disputou seis eleições ao cargo no Estado, uma a prefeito do Rio, em 2016, e a vaga ao Senado no ano passado. Além do uso eleitoral, investigadores analisam em sigilo possível enriquecimento ilícito dos envolvidos e prática de agiotagem, entre outros, com os recursos arrecadados por Queiroz. O foco do Ministério Público são as campanhas de Flávio, mas o aprofundamento das análises alcança indiretamente contas eleitorais do PSL do Rio, do PP e do PSC - partidos pelos quais disputou os pleitos - e se aproxima da estrutura política da família Bolsonaro, incluindo a do presidente. (Estado de Minas)

GOVERNO BOLSONARO

Dois meses após a edição de um decreto que instituiu o Sistema Integrado de Nomeações e Consultas, mais conhecido como “banco de talentos”, o governo ainda não preencheu a maioria das vagas de segundo escalão nos Estados, mas promete “destravar” as indicações e acelerar a distribuição dos cargos para partidos que apoiaram a primeira etapa da reforma da Previdência na Câmara. Até agora, a maior parte dos compromissos assumidos pelo Planalto foi com o Centrão, grupo que atuou como fiel da balança para a aprovação das mudanças na aposentadoria.A estratégia do Planalto também prevê atenção especial ao Nordeste, antigo reduto do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril do ano passado. É naquela região que está, por exemplo, a cobiçada Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foco de corrupção em um passado não muito distante. Diretorias da estatal serão loteadas entre DEM, PP, MDB e PSDB, que, apesar de não integrar o Centrão, é uma espécie de “agregado” no bloco que dá as cartas do poder na Câmara. (Estadão)

CAPES

Pela primeira vez o Brasil terá cursos de pós-graduação stricto sensu a distância. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( Capes ), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), está com um edital aberto até o dia 9 de agosto para instituições interessadas em oferecer programas nessa modalidade, inicialmente para mestrado. A portaria sobre o tema foi publicada em 29 de abril. A medida é vista com bons olhos por especialistas na área, mas eles ponderam que os mecanismos de avaliação devem ser rígidos para evitar uma discrepância entre os modelos presencial e a distância. De acordo com os critérios avaliativos da Capes , para abrir um mestrado stricto sensu a distância , a instituição de ensino já deve ter um programa presencial na mesma área, cuja nota na última avaliação do órgão seja, no mínimo, 4. Além disso, a instituição também deve ser credenciada pelo MEC e ter nota mínima 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), calculado pela pasta. Coordenador do grupo de trabalho do Conselho Técnico-científico da Capes que formulou os critérios de avaliação para autorizar os cursos de pós na nova modalidade, Robert Verhine, que é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), diz ainda que cada área terá requisitos específicos. (O Globo)

LEI DE LICITAÇÕES

Após uma semana intensa na Câmara dos Deputados em razão da votação em primeiro turno da proposta de emenda à Constituição (PEC 6/19) da reforma da Previdência , os deputados podem voltar esta semana a apreciar os destaques com sugestões de mudanças ao texto-base da nova Lei de Licitações (PL 1292/95) aprovado no dia 25 de junho. Após a conclusão da votação da matéria no plenário da Câmara, o projeto segue para o Senado. Se não forem votados até dia 17 de julho, véspera do recesso parlamentar, os destaques só poderão ser analisados a partir do dia 6 de agosto, quando os deputados voltam aos trabalhos na Casa. O projeto define um novo marco legal para União, estados e municípios para execução de obras e para a aquisição de bens e serviços. O texto substitui a Lei das Licitações (8.666/93), a Lei do Pregão (10.520/02) e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC - Lei 12.462/11), além de agregar temas relacionados. (Agência Brasil)

PIB

Após recuar 0,32% em abril (dado revisado), a economia brasileira teve alta em maio deste ano. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avançou 0,54% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, informou nesta segunda-feira, 15, a instituição. Foi a primeira elevação registrada no governo de Jair Bolsonaro. O índice de atividade calculado pelo Banco Central passou de 136,28 pontos para 137,01 pontos na série dessazonalizada de abril para maio. Esse é o maior patamar para o IBC-Br com ajuste desde fevereiro (137,11 pontos). A alta do IBC-Br ficou dentro do intervalo projetado pelos analistas do mercado financeiro consultados pelo Broadcast Projeções, que esperavam resultado entre -0,60% e +1,20%, mas acima da mediana de +0,50%. Na comparação entre os meses de maio de 2019 e maio de 2018, houve alta de 4,40% na série sem ajustes sazonais. Esta série encerrou com o IBC-Br em 138,28 pontos em maio, ante 132,45 pontos de maio do ano passado. (Estadão)