Uma iniciativa inédita e histórica no Judiciário mineiro irá contribuir para que informações sobre as principais ações, decisões e projetos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cheguem a um maior número de cidadãos do Estado.

O impulso na circulação das informações sobre o Judiciário estadual será possível graças a um convênio assinado nesta segunda-feira, 8 de julho, pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, e pelo presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Luciano Pimenta Corrêa Neves.

“Estamos aqui, hoje, quebrando paradigmas e rompendo com o hermetismo da nossa Casa para nos aproximarmos do cidadão. As pessoas precisam conhecer mais o Judiciário e suas ações, por isso a importância dessa iniciativa”, ressaltou o presidente Nelson Missias durante a assinatura do convênio.

Pela cooperação, notícias de conteúdo televisivo e matérias de rádio produzidas pelo Centro de Imprensa (Ceimp) da Assessoria de Comunicação do TJMG serão reproduzidas no portal da Amirt e divulgadas por canais de comunicação da entidade, como WhatsApp e e-mail.

O conteúdo disponibilizado no portal da Amirt, considerado o maior portal de notícias do interior de Minas, poderá ser reproduzido livremente pelas quase 400 emissoras de rádio e TV associadas à entidade e espalhadas por todas as regiões do Estado.

 

NOTICIA-assinatura-convenio-AMIRT.jpg
O presidente do Tribunal mineiro, Nelson Missias de Morais, o presidente da Amirt, Luciano Pimenta, e o vice-presidente da entidade, Mayrinck Júnior

Dimensão social

Na avaliação do presidente Nelson Missias, a comunicação pública se torna especialmente importante neste momento em que proliferam as chamadas fake news. “É fundamental, nesse contexto, que as instituições públicas valorizem a Comunicação Pública”, observou.

O presidente do Tribunal mineiro lembrou que o Judiciário estadual possui “uma excepcional escola judicial” e citou inúmeras ações de grande alcance social capitaneadas pela 3ª Vice-Presidência, as quais têm sido modelo para o País inteiro.

O acordo que permitiu a maior regularização fundiária da América Latina, na ocupação Izidora, e o celebrado entre o Estado de Minas Gerais e os municípios mineiros, referente a repasse de recursos, foram citados pelo presidente como ações históricas do TJMG que precisam alcançar a sociedade.

“A Comunicação Pública é importante para mudarmos da cultura da litigiosidade, hoje predominante na sociedade, para a cultura do diálogo, da mediação e da conciliação. O passo que estamos dando hoje é largo, e ajudará nesse processo, mostrando o alcance das nossas ações”, acrescentou.

 

NOTICIA-assinatura-convenio-AMIRT1.jpg
O presidente Nelson Missias destacou a importância da Comunicação Pública para a disseminação da cultura da mediação e da conciliação

Cidadania

O presidente da Amirt, Luciano Pimenta, declarou-se honrado de poder celebrar a cooperação com o Judiciário mineiro e disse que a associação está de portas abertas para disseminar as diversas ações do TJMG.

“Vamos repercutir os conteúdos para todos os municípios do Estado, levando a voz do TJMG para um maior número de cidadãos”, declarou. Na oportunidade, ele entregou ao presidente Nelson Missias um censo da radiodifusão de Minas e um diagnóstico das rádios e TVs do Estado.

A 2ª e a 3ª vice-presidentes do TJMG, respectivamente, desembargadoras Áurea Brasil e Mariangela Meyer, e o desembargador José Américo Martins da Costa, superintendente adjunto de Comunicação Institucional da Casa, parabenizaram o presidente pela iniciativa, destacando que o chefe do Judiciário mineiro tem se notabilizado pela sensibilidade para com as questões sociais.

Também manifestou suas congratulações ao Tribunal mineiro, pela iniciativa, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Alessandra Mello, que prestigiou o ato de assinatura.

Participaram do evento, ainda, o vice-presidente da Amirt, Mayrinck Júnior; a secretária da Amirt Lilian Medina; o assessor-chefe de Comunicação do TJMG, Manoel Guimarães; a gerente do Ceimp, Maria Clara Prates; e a equipe do Núcleo de TV do Tribunal mineiro.

Conheça o Portal Amirt.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG