Aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira, 13, a instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de São Gotardo, no Alto Paranaíba. O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, esteve presente na solenidade, que foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais.

Descerramento da placa de instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude: mais celeridade à comarca de São Gotardo


Ao elevar a comarca de São Gotardo à condição de segunda entrância, o desembargador revelou sua felicidade, por razões afetivas, já que viveu grande parte da vida na região. "Foi uma promoção merecida", destacou o presidente, ao reconhecer a importância econômica e produtiva da cidade e região, em especial na área agrícola, bem como a elevada movimentação processual na comarca.

O presidente da Amagis mais uma vez reconheceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela direção do TJMG. "Fruto de parceria com a Amagis, a gestão do presidente Nelson Missias tem dado a necessária prioridade à 1ª instância, especialmente às comarcas do interior, em favor de melhores condições de trabalho e de segurança dois fóruns e de uma justiça cidadã", afirmou o desembargador Alberto Diniz.

noticia3-sao-gotardo.jpg

Juiz diretor do Foro da Comarca, Roberto Troster Rodrigues, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, o presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais e o desembargador Amauri Pinto Ferreira

O juiz diretor do foro da comarca, Roberto Troster Rodrigues, comentou que a instalação de uma nova vara judicial é uma demanda antiga de São Gotardo diante da crescente procura pelo Poder Judiciário local. A média mensal gira em torno de 300 processos.

A expectativa, segundo observou o magistrado, é que com a chegada de um novo juiz e mais servidores seja possível atender de forma adequada e qualificada as demandas apresentadas dos cidadãos de São Gotardo e região.

Cidadania honorária

O presidente Nelson Missias de Morais e o desembargador Almeida Melo (aposentado) receberam o título de cidadão honorário de São Gotardo. Eles foram indicados pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Gilberto de Oliveira Cândido.



noticia--6-sao-gotardo.jpg

Desembargadores Almeida Melo e Nelson Missias recebem títulos de Cidadão Honorário e Regina Bernardes a medalha Dona Dora, outorgados pela Câmara Municipal



Nelson Missias de Morais relembrou a trajetória do desembargador Almeida Melo na magistratura mineira e na advocacia, tendo ocupado o cargo de presidente do TJMG e do Tribunal Regional Eleitoral.

“Somos os dois agora conterrâneos também do nosso amigo comum, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, filho querido desta São Gotardo, aliás, o primeiro sangotardense a integrar o TJMG. É ao permanente empenho do desembargador Pedro Bernardes que devemos creditar não apenas a criação desta nova Vara na cidade, mas toda a evolução que a comarca experimentou, desde sua criação”, ressaltou.

A esposa do desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, Regina Izabel Bengtsson Bernardes, recebeu a medalha Dona Dora, outorgada pela Câmara Municipal de São Gotardo.

Durante a solenidade, compuseram a mesa de honra o presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais; o diretor do Foro da Comarca de São Gotardo, Roberto Troster Rodrigues; o desembargador Pedro Bernardes de Oliveira; o prefeito de São Gotardo, Seiji Eduardo Sekita; o presidente da Câmara Municipal, Gilberto de Oliveira Cândido; a 3ª vice-presidente presidente do TJMG, desembargadora Mariângela Meyer; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Saldanha da Fonseca e o desembargador Almeida Melo.

*Com informações do TJMG