A vulnerabilidade dos eleitores brasileiros, o reflexo disso nas eleições no País e a importância da educação política são alguns dos temas tratados no livro 'Vulnerabilidades e Direito', da editora Juruá, uma obra coletiva lançada em janeiro deste ano, com a participação do desembargador Rogério Medeiros como um dos autores.

Editora Juruá

Em seu artigo, intitulado “Eleitores vulneráveis e a importância da educação”, o magistrado mineiro fala sobre a influência da supremacia do poder econômico no cidadão brasileiro que, muitas vezes, segundo Medeiros, induzido por propaganda enganosa, vota mal. “É um círculo vicioso: mal representado nos governos e parlamentos, o eleitorado tem a sua vulnerabilidade perpetuada”, diz o magistrado. De acordo com ele, o funcionamento da democracia está vinculado à educação política das massas, à sua informação e ao seu grau de bem-estar econonômico, ou seja, a democracia vinga à medida em que se forme uma opinião livre e bem informada.

O livro, coordenado pela juíza do TJMT e professora da Universidade Federal do Mato Grosso Amini Haddad Campos, aborda diversos assuntos da atualidade, além do Direito Eleitoral, como Direitos Humanos, Direito Constitucional, Direito Civil e Legislação concernente às Pessoas Deficientes, entre outras. A obra conta com a participação de diversos autores e pesquisadores e pode ser encontrada no site da editora, clicando aqui.