A Amagis realizou neste sábado, 10, o III Torneio de Tiro Esportivo. O evento ocorreu na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e reuniu cerca de 70 participantes, entre juízes, desembargadores, familiares e convidados.

III Torneio de Tiro

O torneio é uma iniciativa da Comissão Permanente de Segurança da Amagis. Os participantes competiram em provas de tiro de precisão (10 tiros em até 2 minutos); tiro de defesa (8 tiros em movimento – simulação de situação real); e airsoft (respeitada a idade mínima de 12 anos).

III Torneio de Tiro

No evento houve ainda demonstração e teste de armas, exposição de peças históricas que vão desde a Guerra Civil Americana até a Guerra do Afeganistão e sorteio de carabina de ar comprimido e outros brindes.

III Torneio de Tiro

Foram premiados os primeiros cinco colocados nas categorias Precisão, Tiro Defensivo, Airsoft e Individual - Convidados. O primeiro lugar da categoria Equipe também foi premiado. (Veja as fotos da premiação no final do texto)

Na categoria Precisão, a 1ª colocada foi Eunice Brum Pereira dos Reis, seguida por Júlio Cezar Guttierrez Vieira Baptista, Edalgina Bráulia Furtado de Mendonça, Sílvio César Rodrigues de Moura e Luís Henrique Leroy Macedo.

III Torneio de Tiro

Na categoria Tiro Defensivo, o campeão foi Evandro Cangussu, seguido por Luís Henrique Leroy Macedo, Edalgina Bráulia Furtado de Mendonça, Gustavo Cheik de Figueiredo Teixeira e Carlos Márcio de Souza Macedo.

Na categoria Airsoft, a vencedora foi Edalgina Bráulia Furtado de Mendonça, seguida por Pedro Pimentel, Thomaz Rangel e Vagner Roberto.

III Torneio de Tiro

Na categoria Individual – Convidados, o primeiro lugar ficou com Diego Vieira (Polícia Federal), seguido por Rômulo Guimarães (Polícia Civil), Gustavo Barbosa (Polícia Civil), Thiago Brandão (Exército) e Bruno Afonso (Polícia Civil).

A equipe campeã do torneio foi a da Polícia Civil.

III Torneio de Tiro

O presidente Maurício Soares e o vice-presidente da Comissão de Segurança da Amagis, juiz Eduardo Gomes Reis, homenagearam a delegada-geral e diretora da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, Ana Cláudia Oliveira Perry, o delegado da Polícia Civil Rômulo Guimarães Dias, e o presidente da Confederação Brasileira de Tiro Defensivo, Sérgio Bitencourt, com a entrega de uma placa pelo apoio ao evento.

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

Esporte e confraternização

Na abertura do torneio, o presidente da Amagis agradeceu a presença de todos os magistrados e convidados e o suporte das Polícias Civil e Federal, do Exército Brasileiro e das empresas Taurus e CBC para a realização do campeonato. Maurício Soares afirmou que o objetivo principal do torneio é estreitar o relacionamento entre os colegas e incentivar os magistrados a praticar um esporte.

III Torneio de Tiro

O vice-presidente da Comissão de Segurança da Amagis, juiz Eduardo Gomes Reis, destacou que este é o segundo torneio de tiro promovido pela Amagis na gestão do presidente Maurício Soares. Ele ressaltou que, além de ser uma oportunidade para o magistrado aperfeiçoar as técnicas de defesa pessoal e treinar suas habilidades, o torneio também é um momento de congraçamento.

III Torneio de Tiro

Para o juiz Taunier Cristian Malheiros Lima, o torneio de tiro da Amagis é a oportunidade que ele encontra de praticar o esporte. “Por isso, a relevância do evento. Aqui, confraternizo com os colegas e tenho a chance de treinar essa modalidade esportiva”, disse.

A juíza Cláudia Macegosso começou a praticar o esporte há cerca de dois meses e pôde testar os conhecimentos já adquiridos nos treinos. “A prática do tiro desportivo trabalha muito a concentração e, apesar de parecer um contrassenso, ajuda também a relaxar e descontrair”, afirmou.

III Torneio de Tiro

A juíza Andréa Cristina de Miranda Costa afirmou que os magistrados devem valorizar encontros como esse por serem uma forma de estreitar o relacionamento com os colegas. Ela ressaltou que a segurança do magistrado deve ser alvo constante de atenção e parabenizou a Amagis pela organização do evento. “O número de participantes do torneio de tiro vem aumentando a cada edição, e isso mostra que a segurança pessoal ganha cada vez mais relevância. Por isso, parabenizo a Amagis por proporcionar momentos como esse, que incentivam os magistrados a buscar um treinamento adequado para o manuseio da arma de fogo”, disse.

Comissão Permanente de Segurança da Amagis:

Presidente:
Desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado de Mendonça
Vice-presidente:
Juiz Eduardo Gomes dos Reis
Membros:
Francisco Batista de Abreu
Átila Andrade de Castro
Secretário:
José Eduardo Vecchi Prates, coordenador do Departamento Jurídico da Amagis
Assessor:
Juliano Araújo

Fotos da premiação:

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro

III Torneio de Tiro