A Amagis e a Amagis Saúde encerraram nesta segunda-feira, 22, as ações da campanha Outubro Rosa nas unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Na tarde de hoje, foi a vez de magistradas e magistrados da unidade Raja do Tribunal receberem a campanha, que visa reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama. O vice-presidente Financeiro da Amagis, desembargador Alberto Diniz Junior, e a vice-presidente de Saúde, juíza Luzia Peixôto, participaram da ação.

Outubro Rosa

Durante a última semana, as ações da Amagis e da Amagis Saúde foram realizadas também nas unidades do Fórum Lafayette, TJMG e nos Juizados Especiais da capital.

Outubro Rosa

Para Luzia Peixôto, o engajamento em uma campanha mundial é uma forma de sensibilizar as magistradas para a importância da prevenção e ajudar a desmistificar a doença. “Quanto mais falamos e nos informamos sobre o assunto, mais sabemos lidar e encontramos apoio. Por tudo isso, a conscientização tem de ser renovada ano a ano, porque o exame periódico é essencial no combate ao câncer de mama”, afirmou a vice-presidente de Saúde.

Outubro Rosa

A juíza Raquel Behring Nogueira Miranda chamou atenção para o fato de que o câncer de mama é o segundo mais frequente entre as mulheres no Brasil e que, diferentemente do que muitos imaginam, também atinge os homens. “Por isso, campanhas como a da Amagis são fundamentais para alertar magistradas e magistrados sobre a gravidade da doença e a importância de realizar os exames periódicos”, afirmou.

Outubro Rosa

A juíza Lílian Bastos de Paula destacou que o apoio da Amagis à campanha Outubro Rosa incentiva as magistradas a cuidarem mais da saúde, muitas vezes deixada de lado, e conscientiza as mulheres sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce.

Outubro Rosa

Exames

Para incentivar a prevenção, a Amagis Saúde isentará as usuárias do plano do pagamento da taxa de coparticipação dos exames de mamografia realizados neste mês de outubro.

A taxa de coparticipação corresponde ao valor pago pelos usuários da Amagis Saúde na realização de alguns procedimentos, correspondendo a 25% do valor do exame no caso da mamografia.

Outubro Rosa

Com a iniciativa, a diretoria da Amagis busca estimular a prevenção, reconhecendo que ela é o meio mais eficaz para combater a doença.

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns da enfermidade em mulheres, com aproximadamente 25% de novas incidências por ano.

Outubro Rosa

Câncer de Mama

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 59.700 casos novos de câncer de mama surgirão no Brasil para cada ano do biênio 2018-2019.

O autoexame, que permite às mulheres identificarem alterações na mama, é um método simples e bastante difundido, mas que não pode substituir a consulta com o mastologista e, muito menos, a mamografia, reconhecida como forma mais eficaz de detecção precoce desse tipo de câncer.

Os sinais mais comuns do câncer de mama são nódulos no seio, um caroço fixo, endurecido e geralmente indolor, e alterações e saída espontânea de líquidos dos mamilos. A prevenção é simples, mas exige hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas, alimentação saudável, peso adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.