Pesquisa

Os dois primeiros colocados são os que têm maior porcentual de voto convicto, e também são os mais aprovados por seus próprios eleitores. Os partidários dos presidenciáveis do PSL e do PT são ainda os que menos admitem mudar de opção para evitar um desfecho eleitoral que os desagradaria. Por fim, a expectativa de vitória de qualquer concorrente de ambos é, neste momento, considerada muito baixa. O levantamento encomendado pela Confederação Nacional da Indústria foi feito quase ao mesmo tempo que a mais recente pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada nesta segunda-feira, 24. O resultado foi parecido: Bolsonaro e Haddad oscilaram um ponto para baixo, Ciro Gomes (PDT) variou um ponto para cima (saiu de 11% para 12%), Geraldo Alckmin (PSDB) manteve os 8% e Marina Silva (Rede) passou de 5% para 6%. Bolsonaro e Haddad têm as maiores taxas de eleitores convictos: 55% e 49% de seus respectivos simpatizantes. Nas últimas duas semanas, houve um aumento de nove pontos porcentuais na parcela dos eleitores de Haddad que dizem que a decisão de voto é definitiva. No caso de Marina, essa taxa caiu de 29% para 22%. Os índices dos demais candidatos, de acordo com a sondagem do Ibope, ficaram estáveis. Metade dos eleitores de Marina e de Alckmin diz que a intenção de voto declarada “é uma escolha do atual momento, que durante a campanha poderá mudar” ou que “é apenas uma preferência inicial”. Os dois concentram a maior parcela de eleitores sem convicção na hora de escolher seu candidato à Presidência da República. Explicações. O Ibope procurou saber dos entrevistados o motivo de sua escolha, e detectou que, no caso de Bolsonaro e de Haddad, cerca de seis em cada dez de seus eleitores afirmam que gostam do candidato e apoiam suas ideias. (O Tempo)

Título eleitoral

Por 7 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (26) rejeitar pedido de liminar feito pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria nas localidades que foram escolhidas pela Justiça Eleitoral. De acordo com a Justiça Eleitoral, cerca de 3,3 milhões de eleitores não vão votar nas eleições de outubro porque não compareceram aos cartórios eleitorais nos municípios em que houve o recadastramento para identificação biométrica e devido a outras restrições. Na ação, o PSB alegou que são inconstitucionais as resoluções do TSE que disciplinaram o cancelamento do título como penalidade ao eleitor que não realizou o cadastro biométrico obrigatório dentro do prazo, porque resultaram no indevido cerceamento do direito de votar. O PT e o PCdoB também participaram do processo. Segundo as legendas, o maior número de eleitores que não poderão votar está na Região Nordeste. Para os partidos, a maioria dos títulos cancelados é de cidadãos humildes que não tiveram acesso à informação para cumprir a formalidade. (Agência Brasil)

Joaquim Roriz

Morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos, o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz. Ele estava internado no Hospital Brasília há mais de um mês e, na quarta-feira (26) sofreu um enfarte, o que agravou ainda mais o seu quadro de saúde. O ex-governador tinha diabetes, insuficiência renal e também apresentava perda de memória. Joaquim Roriz governou o Distrito Federal por quatro mandatos (1988-1990, 1991-1995, 1999-2003 e 2003-2006). No primeiro mandato, foi indicado pelo então presidente José Sarney, já que na época o Distrito Federal não podia eleger seus governadores. Em 1991, foi o primeiro governador eleito no DF. Roriz deixa a mulher, três filhos e quatro netos. (Agência Estado)

Eletrobras

Em leilão na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, a Eletrobras tentará vender hoje (27) um total de 71 participações da estatal em Sociedades de Propósito Específico (SPE). O leilão ocorrerá de manhã e o preço mínimo estipulado é de R$ 3,1 bilhões para a totalidade dos ativos. As participações foram agrupadas em 18 lotes, que incluem ativos de geração eólica e linhas de transmissão. O leilão foi anunciado em agosto. O preço mínimo mais elevado é o da Santa Vitória do Palmar Holding, lote A, no valor de R$ 635,6 milhões. A Eletrobras tem 78% desse empreendimento, dedicado à geração eólica. De acordo com a estatal, os preços estão referenciados à data-base de 31 de dezembro de 2017 e incluem os custos de transação. (Agência Brasil)

Juros

Os consumidores que caíram no rotativo do cartão de crédito pagaram juros mais caros em agosto. A taxa média do rotativo do cartão de crédito subiu 2,6 pontos percentuais em relação a julho, chegando a 274% ao ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pelo Banco Central (BC), em Brasília. A taxa média é formada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes. No caso do consumidor adimplente, que paga pelo menos o valor mínimo da fatura do cartão em dia, a taxa chegou a 250,3% ao ano em agosto, com redução 1,8 ponto percentual em relação a julho. Já a taxa cobrada dos consumidores que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura (rotativo não regular) subiu 6,1 pontos percentuais, indo para 291,3% ao ano. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. O crédito rotativo dura 30 dias. Após esse prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida. Em abril, o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu que clientes inadimplentes no rotativo do cartão de crédito passem a pagar a mesma taxa de juros dos consumidores regulares. Essa regra entrou em vigor em junho deste ano. (Agência Brasil)

Ensino Superior

O Brasil tem seis universidades a menos classificadas entre as mil melhores do mundo, segundo o ranking divulgado anualmente pela publicação britânica "Times Higher Education" (THE), um dos principais em avaliação do ensino superior. É o segundo ano consecutivo que o País perde espaço na lista. Na edição deste ano, são 15 brasileiras ante 21 no ano passado e 27 em 2016. Phil Baty, diretor editorial da publicação, diz que a saída de instituição entre as mil melhores alerta para um "quadro sombrio" no Brasil, com os cortes no financiamento. "Você simplesmente não pode alimentar instituições de pesquisa de nível mundial com cortes de financiamento, e os sérios problemas econômicos enfrentados pelo Brasil não são um bom presságio para o futuro. O declínio de financiamento e os declínios no ranking podem alimentar um círculo vicioso, com os talentos saindo do país. O Brasil precisa encontrar uma maneira de obter recursos vitais em suas universidades, públicas ou privadas, para revitalizar o sistema e conter o declínio", disse. A Universidade de São Paulo (USP) segue como a primeira do País, em um grupo que está entre 251 e 300 melhores universidades. Após a posição nº 200, o ranking deixa de considerar as instituições de forma unitária e passa a considerá-las por grupos. No ano passado, a universidade também estava neste grupo embora a pontuação tenha tido ligeira melhora em itens como ambiente de ensino, impacto das citações e perspectiva internacional. O que pesou para a universidade foi a queda da pontuação de pesquisa, segundo informa a equipe da THE, em nota. A Universidade de Campinas (Unicamp) é a segunda instituição brasileira melhor avaliada, como no ano passado. Apesar da ligeira melhora na pontuação geral, a instituição também teve queda na avaliação em pesquisa. (Agência Estado)

Horário de Verão

O governo federal ainda não se manifestou sobre o pedido do Ministério da Educação (MEC) para o adiamento do início do horário de verão neste ano. O MEC argumenta que o período está programado para começar no dia 4 de novembro - justamente a data do primeiro dia de prova do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Para a pasta, o fato de os relógios precisarem ser adiantados em uma hora pode confundir os candidatos. Se nenhuma modificação for feita, o horário de verão vai começar à meia-noite do dia 4 de novembro e vai terminar em 16 de fevereiro de 2019. (Rádio Itatiaia)

Assalto

Uma idosa de 85 anos foi parar no hospital após ser arrastada pelo carro de um assaltante no Bairro Monte Carlo, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um suspeito do crime foi preso. A Polícia Militar (PM) recebeu a denúncia do crime na tarde de quarta-feira. Eles tiveram acesso às imagens de uma câmera de segurança que mostrou o momento em que a vítima passava pela Rua José Sotero Diniz e foi abordada pelo motorista de um Palio Weekend, que tomou a bolsa dela. A vítima não soltou a bolsa, o que não impediu o homem de seguir com o veículo. A idosa foi arrastada por alguns metros até cair. Muito ferida e abalada emocionalmente, ela foi socorrida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito. Ela não conseguiu dar características do autor do crime, mas, por causa das imagens, a polícia conseguiu identificar a placa e descobriu o endereço do dono do carro. (Estado de Minas)