Ficha Limpa

Dos 29.101 candidatos que pediram registro, a Justiça Eleitoral rejeitou 1.888, o que representa 6,5% do total. Segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 173 candidatos foram julgados inaptos por causa da Lei da Ficha Limpa, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputaria o Palácio do Planalto pelo PT. A falta de requisitos para registro - como a não comprovação de pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral e filiação partidária - foi o principal motivo para indeferimento de candidaturas – 75,46% do total de pedidos. Treze candidatos foram considerados inaptos a disputar as eleições por abuso de poder e outros cinco por gasto ilícito de recursos. A Justiça Eleitoral confirmou 27.213 candidaturas, um crescimento de 4% em relação a 2014, quando 26.162 disputaram as eleições gerais – presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital. (Agência Brasil)

Ficha Limpa I

Até agora, 682 candidatos renunciaram e três morreram. Embora a corrida presidencial seja a mais discutida no país, a eleição para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) é a mais disputada: são 40,88 candidatos por vaga. A Câmara Legislativa tem 24 cadeiras e se apresentaram 981 concorrentes. As 26 assembleias legislativas têm 1.035 cadeiras e 17.950 candidatos, o que dá em média 17,34 concorrentes por vaga. Para as 513 vagas na Câmara dos Deputados, são 8.595 postulantes (16,75 por vaga). Do total de candidatos, 13 disputam a Presidência da República, 202 concorrem a governador dos 26 estados e do Distrito Federal e 358 postulam o Senado. Neste ano, estão em disputa duas cadeiras de senador por estado, totalizando 54 vagas. (Agência Brasil)

Previdência

O presidente Michel Temer disse ontem (24), durante reunião-almoço com empresários em Nova York, promovida pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos (US Chamber of Commerce), que vai procurar o presidente eleito para propor a retomada da reforma da Previdência tão logo as eleições de outubro sejam concluídas. Temer fica no comando do Executivo até 1º de janeiro, quando o eleito assume o Planalto. Até lá, ele pretende convencer seu sucessor da necessidade de revisão imediata do sistema. “Tenho a certeza de que, ao procurá-lo, ele atentará para o fato de que a medida é indispensável. Isso não é essencial para um governo: é essencial para o Brasil”, disse, ao alertar sobre o déficit previdenciário brasileiro. Em um discurso pautado na exaltação da credibilidade do país diante dos empresários americanos, Temer disse acreditar na continuidade da agenda de reformas coordenada por seu governo. “[Tenho] confiança na nossa democracia, na solidez de nossa economia, na nossa capacidade de crescer com justiça social”, completou. (Agência Brasil)

Clima

As tardes entre esta segunda e quinta-feira (27) serão de baixa umidade do ar em Belo Horizonte, segundo a Defesa Civil Municipal. O órgão alerta que o índice ficará abaixo dos 30%, o que a Organização Mundial de Saúde classifica como estado de atenção. A Defesa Civil prevê, porém, que na quinta e no domingo (30) choverá na capital mineira. O órgão divulgou dicas para amenizar os efeitos da baixa umidade: - hidrate-se durante o dia; - prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; - evite frituras;
- durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; - evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; - evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante; - em caso de problemas respiratórios procure um especialista; - em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190). (Rádio Itatiaia)

Sarampo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) investiga 135 casos possíveis de sarampo em Minas Gerais, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (24). Das 281 notificações da doença no Estado em 2018, 146 já foram descartados por meio de exames das amostras pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Até o momento, não foram confirmados casos de sarampo no Estado, segundo a secretaria. Mesmo assim, quatro pacientes apresentaram amostras soropositivas para o vírus para as primeiras coletas. Um caso, referente a um paciente de Poços de Caldas, já foi descartado por análise de isolamento viral do Sarampo na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Outras duas notificações, referentes a pacientes de Nova Lima e Passa Quatro, aguardam resultado de novo exame, na Fiocruz. O quarto caso, de um paciente de Nova Lima, aguarda a realização de diagnóstico diferencial pela Funed, porque o paciente teria feito a vacinação em tempo inoportuno, depois dos primeiros sintomas e antes da segunda coleta da amostra. Belo Horizonte é a cidade mineira com maior número de casos possíveis de sarampo – 46 notificações, sendo que 32 permanecem sob investigação. Também houve sete casos possíveis em Contagem, dez em Nova Lima e dez em Santa Luzia. De acordo com a SES, o Estado recebeu um grande número de notificações, principalmente provenientes da capital e Região Metropolitana, devido à maior sensibilização da população e também dos profissionais de saúde, a partir dos atendimentos dos casos suspeitos. (Hoje em Dia)

Pampulha

O processo de limpeza da água da Lagoa da Pampulha deve ser retomado ainda nesta semana. A confirmação foi feita pela Prefeitura de Belo Horizonte, em audiência pública na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (24). Segundo a PBH, o contrato com Consórcio Pampulha Viva deve ser assinado até sexta-feira e serão investidos, durante 12 meses, R$ 16 milhões para melhorar a qualidade das águas da lagoa. O consórcio é o mesmo que realizou o tratamento da água da Pampulha entre março de 2016 a março de 2018. A prefeitura informou que serão aplicados remediadores na lagoa com o objetivo de degradar o excesso de matéria orgânica, reduzir a presença de coliformes fecais, além do controle da floração de algas; mesmo tratamento já feito nos últimos dois anos. Ainda de acordo com a PBH, durante este último tratamento, a qualidade da água chegou ao nível desejado, sendo categorizada como classe 3, o que significa estar apta para a prática de esportes náuticos, pesca amadora e até consumo humano. Mas após a suspensão do tratamento, a qualidade da água piorou novamente, ainda que não tenha voltado ao mesmo nível em que se encontrava antes dos uso dos remediadores. A expectativa da PBH é que em até 6 meses após o reinício do tratamento a água volte a poder ser categorizada na classe 3. Além desse trabalho, outras ações vêm sendo tomadas, como a redução do esgoto lançado nos córregos afluentes à Lagoa. Porém, segundo a Copasa, ainda falta a inclusão de 25 mil pessoas no sistema de esgotamento sanitário. (Hoje em Dia)

Dólar

A cotação da moeda norte-americana fechou ontem (24) em alta de 1%, encerrando o primeiro pregão da semana valendo R$ 4,0880. A alta reverte a tendência de baixa registrada na última semana, quando o dólar encerrou com um recuo acumulado de 2,86%. O Banco Central começou a semana ofertando os leilões tradicionais de swaps cambiais, sem nenhuma oferta extraordinária de venda futura da moeda norte-americana. O índice B3, da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), terminou o primeiro pregão da semana em baixa de 1,84%, com 77.984 pontos. A tendência de queda dominou os papéis das empresas de grande porte, chamadas de blue chip. Petrobras recuou 0,70%, Vale fechou em baixa de 0,98%, Bradesco com perdas de 2,67% e Usiminas desvalorizadas em 2,83%. (Agência Brasil)

Fifa

Pela primeira vez desde 2007, nem Lionel Messi e nem Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. O responsável por interromper a longa hegemonia da dupla e faturar o prêmio da temporada 2017/2018 foi o croata Luka Modric, que recebeu a honraria na festa The Best da entidade realizada nesta segunda-feira, em Londres. Modric deixou para trás os outros dois finalistas, o próprio Ronaldo e o egípcio Mohamed Salah, para ficar com o troféu pela primeira vez na carreira. Aos 33 anos, aliás, esta era a primeira vez que o croata aparecia entre os três melhores do mundo. "É uma grande honra, um sentimento lindo estar aqui com este troféu. Antes de mais nada, quero dar o parabéns ao Cristiano e ao Salah pela grande temporada. E tenho certeza que eles terão a chance de lutar novamente pelo prêmio em breve. Este troféu não é só meu, é dos meus companheiros no Real, colegas na Croácia e meus técnicos. Muito obrigado a todos", declarou o meia. De fato, Modric teve uma temporada marcante em 2017/2018. O croata foi fundamental na campanha de mais um título da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, seu quarto pelo clube, mas, principalmente, levou seu país a uma campanha histórica na Copa do Mundo da Rússia. Afinal, a Croácia surpreendeu, chegou à final pela primeira vez e só não foi campeã porque perdeu a final para a França. (Agência Estado)

Fifa I

Marta voltou ao topo do mundo. A atacante brasileira foi eleita nesta segunda-feira a melhor jogadora do planeta pela sexta vez, um recorde entre mulheres e homens, em cerimônia realizada pela Fifa, em Londres. A jogadora do Orlando Pride, dos Estados Unidos, desbancou a norueguesa Ada Hegerberg e a húngara Dzsenifer Marozsán, ambas do Lyon, da França. A brasileira não levantava o troféu desde 2010. Vencera também em 2006, 2007, 2008 e 2009. "Realmente estou sem palavras. É um momento fantástico. As pessoas falam para mim assim: você já esteve nesta posição muitas vezes. Todas as vezes você se emociona. Realmente, eu me emociono porque isso representa muito para mim", disse Marta, sem esconder as lágrimas. "Desde o primeiro momento em que eu enxerguei que a melhor coisa que eu fazia na vida era jogar futebol, um esporte tão fantástico, eu só tenho a agradecer... Primeiro a Deus, por me dar saúde constantemente para eu poder buscar os meus objetivos. Não podia deixar de agradecer as minhas companheiras do clube e da seleção. As pessoas que estão comigo constantemente me dando suporte. E aos fãs e jornalistas. Isso é fantástico. É um momento mágico", celebrou a jogadora de 32 anos. (Agência Estado)