Dez magistrados mineiros foram homenageados hoje, 21, pelo Governo de Minas com a Medalha da Inconfidência, a mais alta honraria do Estado. Foram eles: os desembargadores Carlos Henrique Perpétuo Braga; Gilson Soares Lemes; Armando Freire; Carlos Roberto de Faria; Dárcio Lopardi Mendes; José Flávio de Almeida; Marcos Lincoln dos Santos; Newton Teixeira Carvalho; Wilson Almeida Benevides, e o juiz Bruno Teixeira Lino. Ao todo 170 autoridades e personalidades foram homenageados com a entrega da honraria em solenidade realizada na cidade de Ouro Preto, na data em que lembra a morte de Tiradentes.

noticia-03

Uma homenagem especial foi realizada pelo governador à vereadora Marielle Franco, do Rio de Janeiro, assassinada no dia 14 de março, e ao motorista dela, Anderson Gomes, também assassinado; e também ao argentino prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez.

Medalha da Inconfidência

O orador oficial da cerimônia foi o governador Fernando Pimentel. Em seu discurso, ele destacou que a solenidade é uma maneira de homenagear os verdadeiros heróis, que são aqueles que constróem o amanhã. “Não estamos aqui reverenciando o ontem, mas sim fazendo um tributo à memória de nossos visionários, dos construtores do amanhã”, afirmou. Ele falou da importância dos poderes públicos, citando o Judiciário, o Legislativo e o Ministério Público, e da convivência harmoniosa que existe entre eles em Minas. “São esses Poderes que, com equilíbrio e bom senso, respeitados os direitos institucionais, nos ajudam a manter o Estado nos trilhos que nos levam ao futuro”, afirmou o governador Fernando Pimentel, que encerrou seu discurso com a frase símbolo dos inconfidentes: “Liberdade ainda que tardia”.


Medalha da Inconfidência

Diversas autoridades participaram do evento, entre eles o presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, e o desembargador Ramon Tácio de Oliveira

Medalha da Inconfidência

A Medalha da Inconfidência foi instituída pelo então governador mineiro Juscelino Kubitschek, em 1952. Ela é entregue anualmente a pessoas, autoridades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Os homengeados são escolhidos por um conselho composto por representantes dos poderes Executivo e Legislativo do estado e de Ouro Preto.