Ainda estão abertas as incrições para o XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, que será realizado entre os dias 24 e 26 de maio, em Maceió, Alagoas. Considerado o maior evento da magistratura brasileira, a 23ª edição do Congresso terá como tema “A politização do Judiciário ou a judicialização da política?”. O principal objetivo do Congresso, realizado pela AMB, é discutir questões polêmicas que interferem na atuação da magistratura e buscar alternativas de soluções.

Congresso Brasileiro de Magistrados

O vice-presidente do STF ministro Dias Toffoli fará a abertura do Congresso e a Conferência Magna, no dia 24 de maio, às 19h. Já estão confirmadas também as participações dos ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso, do STF, e Luís Felipe Salomão,e Herman Benjamin do STJ, e João Otávio de Noranha, corregedor Nacional de Justiça. , do STJ; e a procuradora-Geral da República Raquel Dodge, entre outras autoridades. A conferência de encerramento, no dia 26 de maio, será realizada pelo ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, vice-presidente do STJ.

Entre os temas abordados estão: segurança institucional e pública; sobrecarga do Direito e sobrecarga do Judiciário; Direito e psicanálise; a mídia e o Judiciário; judicialização da política; politização do Judiciário; questões atuais do associativismo; e informatização e celeridade. Prerrogativas e direitos da magistratura e Justiça eleitora também serão questões debatidas no Congresso. Veja a programação completa aqui.

Para realizar a inscrição, clique aqui.