A Amagis inaugurou nesta quinta-feira, 19, a sala de sua 1ª seccional, instalada no 16º andar do Fórum Lafayette – Unidade Raja Gabaglia, em Belo Horizonte. O espaço recebeu o nome do ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e ex-presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, homenageado com a instalação de uma placa no local. O magistrado faleceu no dia 6 de abril.

Inauguração

O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, saudou as autoridades presentes, os colegas magistrados e os familiares do desembargador Herbert Carneiro. Ele afirmou que esta é uma justa homenagem por tudo o que o ex-presidente da Associação e do Tribunal representa para os colegas e o Poder Judiciário mineiro.

“Esta sala de congraçamento é visitada diariamente pelos juízes, e é também diariamente que nós nos lembramos de Herbert Carneiro, não apenas pelas conquistas que obtivemos durante sua gestão, mas por ele ter sido uma pessoa dinâmica e de fácil diálogo. Em vários momentos da nossa vida profissional pudemos ver a mão do presidente Herbert. E como a Associação reflete o pensamento dos colegas, nada mais natural que ele seja homenageado”, disse Maurício Soares.

Inauguração

O presidente da Associação lembrou também das oportunidades que teve de conviver mais de perto com o desembargador e destacou o carinho e o amor que ele sempre dispensou aos seus familiares. “Em várias situações, pude perceber a devoção que o presidente Herbert tinha por sua família. E é por tudo isso que me sinto muito honrado por ser o porta-voz da Amagis nesta homenagem”, afirmou Maurício Soares.

O presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, destacou que a Amagis teve uma das mais louváveis iniciativas ao colocar como patrono da sala o desembargador Herbert Carneiro. “Em nome da direção do Tribunal, eu gostaria de dizer que nesta sala ficarão não apenas a lembrança do presidente Herbert Carneiro, mas também a lembrança do juiz de Direito e toda a sua trajetória. Ficará a lembrança do amigo e, principalmente, de um líder associativo que nos encantou com sua lealdade, fraternidade, amizade e dinamismo”, disse Geraldo Augusto de Almeida.

sala


sala

A viúva do desembargador Herbert Carneiro, Denise Pires Silva Carneiro, agradeceu a homenagem em nome dos demais familiares e afirmou que três palavras acompanharam o presidente e sua família em todos os momentos: gratidão, amor e fé.

“Gratidão a Deus, aos meus filhos, familiares e aos amigos. Amor, afinal de contas, foram 35 anos de relacionamento regados de muitos desafios. E fé porque sem ela eu não estaria aqui hoje. Tenho certeza que, de onde ele estiver, está muito tranquilo porque, no momento de sua morte, ele me disse: ‘você vai ficar bem’. E agora eu estou me sentindo muito bem e em casa.”, afirmou Denise.

Ela encerrou seu depoimento pedindo aos magistrados presentes que continuem apoiando e cuidando de sua família, assim como o desembargador Herbert Carneiro cuidou do Tribunal.

Inauguração

Para o diretor do Foro da capital, juiz Marcelo Fioravante, a inauguração da Sala Presidente Herbert Carneiro é uma singela maneira de os colegas homenagearem um magistrado que sempre pregou o diálogo entre as instâncias do Tribunal e defendeu a participação dos juízes na vida ativa e política do TJ. “Estamos aqui hoje graças ao empenho de Herbert Carneiro enquanto presidente da Amagis e do Tribunal. Isso honra a trajetória dele como magistrado e líder associativo e nos deixa muito felizes por podermos frequentar um ambiente que tanto faz jus à sua trajetória”, afirmou Marcelo Fioravante.

O diretor da Seccional de Belo Horizonte, juiz Maurício Pinto Ferreira, ressaltou que a inauguração da sala da Amagis marca um novo momento para os juízes de primeira instância. “Essa sala marca uma administração da Amagis voltada para a melhoria do atendimento aos nossos juízes e também o nome de uma pessoa extremamente importante para a magistratura mineira, que é o presidente Herbert Carneiro”, disse Maurício Pinto Ferreira.

Presenças

Entre os presentes na solenidade também estavam: o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel; o 3º vice-presidente do Tribunal, desembargador Saulo Versiani Penna; o corregedor-geral de Justiça, desembargador André Leite Praça; o vice-presidente Financeiro da Amagis, desembargador Alberto Diniz Júnior; a vice-presidente de Saúde da Associação, juíza Luzia Peixôto; o vice-presidente do Interior, juiz Antônio Carlos Parreira; o vice-presidente Sociocultura-Esportivo, juiz Ricardo Torres Oliveira; o diretor-secretário e diretor de Comunicação, juiz Christyano Lucas Generoso; a diretora-subsecretária, juíza Rosimere Couto, além de diversos juízes da comarca de Belo Horizonte.