O Tribunal Pleno reuniu-se em sessão especial na tarde desta quarta-feira, 18 de abril, para eleição e posse do 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O desembargador Antônio Carlos Cruvinel foi eleito 1º vice-presidente para a complementação do biênio 2016/2018, com mandato até junho de 2018.

cruvinelposse

Após a votação, o magistrado tomou posse, agradeceu a confiança dos colegas e disse que o tempo é curto (dois meses), mas suficiente para o aprendizado. Cruvinel afirmou que dará continuidade ao trabalho desempenhado pelo desembargador Geraldo Augusto enquanto ocupou a 1ª Vice-Presidência e disse só aceitou a proposta de se candidatar, pois era uma proposta de união e harmonia. “É com esse propósito que assumo a 1ª Vice-Presidência. O TJMG é uma casa de harmonia e não de disputa. Harmonia em prol do jurisdicionado”, afirmou.

possecruvinel2

Com a eleição do desembargador Geraldo Augusto de Almeida como presidente, ocorrida no dia 13 de abril, a 1ª Vice-Presidência havia ficado vaga.

Regimento

Em caso de vacância do cargo, o Regimento Interno do TJMG prevê a convocação de eleição para cumprimento do biênio que estiver em curso. No próximo dia 23 de abril, será realizada nova eleição para os cargos da mesa diretiva do TJMG, para o biênio 2018-2020. A posse ocorrerá em julho.

Trajetória

O desembargador Antônio Carlos Cruvinel nasceu em Sacramento (MG). Formou-se em Direito em Franca (SP), em 1972. Foi juiz nas comarcas de Prata, Itabirito, Divinópolis e Belo Horizonte. Foi promovido a desembargador do TJMG em 2001 e presidiu o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) de 2012 a 2014.