Autoridades dos Três Poderes, representantes de entidades e colegas prestaram homenagens ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, que faleceu na madrugada desta sexta-feira, 6. O corpo foi velado no salão nobre da sede do TJMG, em Belo Horizonte. As declarações destacam a trajetória exemplar de Herbert Carneiro no Poder Judiciário mineiro e sua dedicação e amor à Magistratura. Leia abaixo:

“A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, lamenta o falecimento do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), desembargador Herbert José Almeida Carneiro. Em nome pessoal e do Supremo Tribunal Federal, a presidente expressa o seu sentimento de pesar e presta solidariedade à família.”

Nota de pesar divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF)

“Foi com profundo pesar que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu a notícia da morte do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro. Jurista de escol, com quase quatro décadas de atuação no Judiciário mineiro, Herbert foi um alicerce e uma referência para a magistratura brasileira. Escreveu uma trajetória de dedicação diuturna à Justiça, tendo presidido a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) de 2013 a 2015. Neste momento de consternação, em nome do STJ, expresso condolências à família de Herbert, bem como a todos os colegas da magistratura mineira.”

Ministra Laurita Vaz
Presidente do Superior Tribunal de Justiça

“É com muita tristeza e pesar que recebi a notícia da morte do presidente do nosso Poder Judiciário, o jovem desembargador de Conceição do Mato Dentro, Herbert José Almeida Carneiro. Minas Gerais e a Justiça mineira perdem um homem brilhante, que ao longo da sua carreira deu enorme contribuição para a nossa Justiça e sempre nos ajudou a pensar as mudanças extremamente necessárias que precisamos fazer na segurança pública do país. O desembargador Herbert era um profundo conhecedor dos nossos problemas nessa área e tinha essa questão como um dos seus propósitos à frente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Em nome dos mineiros, trago os mais sinceros sentimentos à família do desembargador Herbert Carneiro.”

Fernando Pimentel
Governador do Estado de Minas Gerais

“É com extremo pesar que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebe a notícia de falecimento do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Herbert Carneiro. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, colegas e amigos desse expoente do Judiciário, que contribuiu de forma significativa para a Justiça em nosso Estado.”

Deputado Adalclever Lopes (MDB)

Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

“Hoje é um dia muito triste não apenas para a magistratura, mas para todo o Poder Judiciário. O presidente Herbert Carneiro, acima de tudo, era um bom mineiro, da boa cepa, dedicado aos amigos e principalmente ao trabalho, à Justiça, à Magistratura. Ele demonstrou tudo isso como presidente da Amagis, quando conquistou a união da Magistratura e, por isso, foi tão bem eleito para o cargo de Presidente do TJMG. Mesmo depois de conhecer a doença que o acometeu, com todo o tratamento a que precisou ser submetido, ele continuou seu trabalho e sua rotina até enquanto pôde. Herbert Carneiro, literalmente, deu a vida pelo Judiciário mineiro. O exemplo que ele nos deixa é o de dedicação e de comprometimento com aquilo que fazia como juiz. Por isso, estamos o homenageando aqui, na sala do Plenário, que deverá ter o nome dele.”

Desembargador Geraldo Augusto de Almeida
Presidente em exercício do TJMG

“O Ministério Público de Minas Gerais expressa o seu mais profundo pesar pelo falecimento do desembargador Herbert José Almeida Carneiro, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Para o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, Minas Gerais perde um grande jurista que trabalhou muito para o fortalecimento do Judiciário. Um homem comprometido com a harmonia e a mediação das relações entre os poderes e as instituições mineiras. Aos familiares e amigos do desembargador Herbert Carneiro, nossa solidariedade.”

Nota do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)

“O falecimento do presidente Herbert representa uma grande perda não apenas para o Poder Judiciário, mas para todas as instituições e poderes públicos mineiros e de todo o País. Em nome da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, lamento profundamente a passagem do desembargador Herbert por tudo que ele representou. Tínhamos uma grande parceria, e o presidente esteve presente em inúmeros projetos e ações da Defensoria que beneficiaram, com o apoio do presidente do Tribunal, um grande número de cidadãos vulneráveis do Estado, como no projeto Direito a ter Pai e o Casamento Comunitário. Desejamos muita força e nos solidarizamos com a família.”

Christiane Neves Procópio Malard
Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais

“Hoje o Judiciário mineiro está enlutado. O presidente Herbert Carneiro não foi apenas um grande magistrado. Para nós, era um líder, que, mesmo durante sua luta pela vida, olhava por todos.”

Cristiana Martins Gualberto Ribeiro
Vice-presidente Administrativa da Amagis

“Os integrantes do Tribunal de Justiça de São Paulo se irmanam à dor dos magistrados mineiros, amigos e familiares, pelo falecimento do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Herbert Carneiro, ocorrido ontem (5), em decorrência de câncer. Perde a magistratura brasileira, perde a magistratura mineira.”

Nota do Tribunal de Justiça de São Paulo

“O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, lamenta o falecimento do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Herbert José Almeida Carneiro. Em nome pessoal e do TJPB, o presidente expressa Voto de Profundo Pesar e presta solidariedade à família.”

Nota do Tribunal de Justiça da Paraíba

“Com profundo pesar, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade que reúne mais de 14 mil juízes das esferas estadual, federal, trabalhista e militar, comunica o falecimento do desembargador Herbert Carneiro. Herbert Carneiro era presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e ex-presidente da Associação dos Magistrados de Minas Gerais (Amagis-MG). A magistratura brasileira perde um dos seus mais ilustres membros e referência de conduta moral, ética e profissional, além de grande líder associativo. Nesse momento triste, a AMB se solidariza com familiares, amigos e colegas pela perda inestimável.”

Jayme de Oliveira
Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

“É com profundo pesar que a Apamagis (Associação Paulista de Magistrados) comunica a seus associados o falecimento do presidente do TJ/MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), desembargador Herbert Carneiro, ocorrido nesta sexta-feira (6/4). Sua incansável luta em prol da Justiça e sua atuação no associativismo, como diretor e presidente da Amagis (Associação dos Magistrados Mineiros), ficarão marcados na memória de todos aqueles que acompanharam sua trajetória de vida como um dos líderes da luta em prol da Magistratura, desde seu ingresso em 1980 no TJ-MG até chegar à presidência em 2016. Neste momento de dor, a Apamagis se solidariza com familiares e amigos, com orações a Deus para que conforte seus corações.”

Nota da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis)

“A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) comunica, com profundo pesar, o falecimento do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG), desembargador Herbert Carneiro, ocorrido nesta sexta-feira (6/4).”

“Aos familiares e amigos, a AMC apresenta as suas sentidas condolências, rogando a Deus que lhes dê forças para superar este difícil momento.”

Nota da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC)

“A Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG) lamenta profundamente o falecimento do desembargador Herbert Carneiro, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Herbert Carneiro teve atuação de destaque como magistrado, presidente da AMAGIS e presidente do TJMG, e manteve excelente relacionamento com os defensores públicos mineiros. É uma grande perda não somente para os magistrados, mas para toda comunidade jurídica.”

Nota da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG)

“Perco, antes de tudo, um fraterno amigo, amante de sua querida cidade Conceição do Mato Dentro. A Magistratura perde um grande líder. Sua liderança foi demonstrada com sua passagem pela presidência da Amagis e consagrada agora à frente do Tribunal de Justiça de nosso Estado. Fica o exemplo do magistrado competente e dedicado, do ser humano e de um grande líder da Magistratura brasileira.”

Alberto Pinto Coelho
Ex-governador do Estado de Minas Gerais

“Essa é uma grande perda para a magistratura e para nós, cidadãos, porque o desembargador Herbert, além de grande magistrado com uma carreira exitosa, era também um cidadão exemplar. Os exemplos são fundamentais, e o desembargador Herbert foi e é um exemplo de vida e cidadania para todos que o conheceram.”

Arnaldo Esteves Lima
Ministro aposentado do STJ

“É com muito pesar que hoje nos reunimos para lembrar da importância do grande ser humano que era o Excelentíssimo Doutor Herbert Carneiro, pessoa que nunca mediu esforços para distribuir justiça e honrar os compromissos do TJMG, atuando de forma firme e exemplar mesmo nos momentos de luta contra a doença que, infelizmente, o venceu. Que seu exemplo de humanidade, integridade e comprometimento continue sendo motivação para todos nós no desempenho de nossas funções”.

João Cláudio Teodoro
Juiz de Direito - Diretor do foro da comarca de Ouro Fino (MG)

"O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais manifesta profundo pesar pelo falecimento do presidente do TJMG, Exmo. Desembargador Herbert Carneiro, presta condolências aos familiares e homenagem à memória do ilustre magistrado."

Juiz James Ferreira Santos
Presidente do TJMMG

"Em agosto de 2015, o Desembargador Paulo Cezar Dias, o querido colega Herbert Carneiro e eu fomos homenageados com a cidadania honorária de Belo Horizonte. Fica o registro e a saudade do querido colega e amigo que se foi."


Geraldo Domingos Coelho
Desembargador do TJMG e ex-presidente do TRE-MG