Foi aberto hoje, em Belo Horizonte, o II Encontro Estadual de Juízes de Direito Coordenadores de Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania, realizado pelo TJMG por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Durante todo o dia, juízes de todo o Estado estarão reunidos para trocar ideias e experiências de sucesso na execução da política de autocomposição.

CEJUSCs

A abertura do encontro foi realizada no auditório da Corregedoria- Geral de Justiça e contou com a presença do presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares. O desembargador Geraldo Augusto de Almeida, 1º vice-presidente do TJMG, representou o presidente do TJMG desembargador Herbert Carneiro. Em seu discurso, o magistrado parabenizou todos os presentes pelo trabalho que vem sendo feito à frente dos Cejuscs em todo o Estado. “Minas Gerais tem se destacado em âmbito nacional por conta do trabalho desempenhado pelos senhores e, por isso, toda a direção do TJMG agradece e parabeniza-os”, disse ele.

O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Saulo Versinani Penna, também falou sobre a importância do trabalho do Cejusc, que tem, segundo ele, trazido resultados favoráveis ao Judiciário mineiro, não apenas na distribuição de processos, mas também na resposta social, na área da cidadania.

CEJUSCs
“A participação do Judiciário mineiro no tocante aos sistemas autocompositivos tem sido bastante efetiva, rendendo elogios em âmbito nacional. Atualmente, o TJMG, por nomeação da OAB Federal, faz parte, juntamente com os tribunais do Rio de Janeiro e de São Paulo, da Comissão Nacional de Mediação”, afirmou o desembargador, destacando que isso é resultado do trabalho desenvolvido pelos juízes. O 3º vice-presidente do TJMG falou sobre a implantação do sistema eletrônico do trabalho dos diversos Cejuscs, desejando êxito aos participantes do encontro.

Logo após a solenidade de abertura, teve início a primeira palestra do dia, que abordou o acesso ao PJE e rotinas em relação aos Cejuscs. A palestra foi presidida pelo corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador André Leite Praça.

CEJUSCs

Durante todo o dia, serão debatidos e apresentados temas como a capacitação dos mediadores, política institucional da autocomposição do TJMG, atribuições dos Cejuscs, entre outros.

Além das autoridades citadas acima, também compuseram a mesa de abertura do encontro a juíza auxiliar da 2ª Vice-presidência do Tribunal, Lisandre Borges Figueira, representando o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson; o juiz auxiliar da 3ª vice-presidência, Maurício Pinto Ferreira; e a desembargadora Shirley Fenzi Bertão, coordenadora do Cejusc Ambiental.