Os setenta novos magistrados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foram recebidos nesta sexta-feira, 1º, na sede da Apac de Itaúna, na Região Central do Estado, para verem de perto a aplicação da metodologia apaquiana. A visita faz parte da programação do Curso de Formação Inicial ministrado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

 


O grupo foi recebido pelo coordenador-executivo do Programa Novos Rumos, auxiliar da Presidência do TJMG e vice-presidente Administrativo da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende Santos, pela 2ª vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargadora Áurea Brasil, pelo juiz Adelmo Bragança de Queiroz, da vara de Execuções Penais da Comarca de Itaúna, e pelo presidente da Apac de Itaúna, Bruno de Freitas Parreiras.

Boas Práticas

Para o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a visita dos novos magistrados à Apac de Itaúna - a primeira de Minas Gerais -  representa uma retomada desses encontros que começaram no ano de 2003 e foram liderados pelo desembargador Joaquim Alves de Andrade. Segundo ele, o Tribunal de Minas sempre se propôs a divulgar boas práticas àqueles que estão ingressando na Justiça mineira. “Nosso objetivo é mostrar aos novos juízes que o Poder Judiciário é muito mais do que simplesmente aplicar a lei. Ele está atento ao que vai acontecer após essa aplicação. E a metodologia da Apac revela alguns caminhos para que a lei alcance os resultados esperados”, afirmou o vice-presidente Administrativo da Amagis.

A 2ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Áurea Brasil, fez nesta sexta-feira sua primeira visita a uma Apac e destacou a importância de os novos magistrados, alunos do Curso de Formação Inicial da Ejef, conhecerem a metodologia apaquiana logo no início da carreira. “A experiência de visitar uma Apac pioneira no estado de Minas Gerais, já com um trabalho consolidado e muito bem-sucedido, servirá de inspiração para que o método possa se multiplicar em cada uma das comarcas onde esses magistrados estiverem”, ressaltou a 2ª vice-presidente do TJMG.

O juiz Adelmo Bragança de Queiroz afirmou que é uma honra para a comarca de Itaúna receber os 70 magistrados no início de suas carreiras. Segundo ele, os ensinamentos de solidariedade e humanidade transmitidos durante a visita na unidade devem prevalecer durante toda a vida judicante.

O presidente da Apac de Itaúna, Bruno de Freitas Parreiras, espera que a visita dos juízes à unidade possa ajudar o replicar a metodologia apaquiana em todo o Estado. “Meu desejo é que cada um dos 70 novos magistrados leve pelo menos um pouquinho do que viu aqui para suas comarcas e se sinta inspirado a adotar esse modelo de recuperação do ser humano”, disse.

Experiência

Para o juiz Felipe Ivar Gomes de Oliveira, do Curso de Formação Inicial, a atividade realizada nesta sexta-feira demonstrou a importância de o magistrado não se manifestar apenas dentro dos autos, mas também conhecer a realidade das pessoas envolvidas no processo. “A visita à Apac abre uma nova perspectiva sobre a realidade vivida pelas pessoas que estão em recuperação, possibilitando que o magistrado considere isso tanto no momento de julgar quanto no momento de acompanhar a execução penal”, disse.

A juíza Dielly Karine Moreno Lopes, também aluna do Curso de Formação Inicial da Ejef, foi apresentada à metodologia da Apac durante a visita à unidade de Itaúna e se surpreendeu com o que viu na unidade. “Com esta visita, pude ver com meus olhos o método sendo aplicado. Foi uma experiência muito rica, que vou levar para minha vida. Vi que, de fato, é possível alcançar a ressocialização dos recuperandos. Saber que poderemos contar com projetos como este, que trabalham o desenvolvimento do ser humano, é um estímulo muito grande para nossa carreira”, afirmou a magistrada.

Apac

A Apac de Itaúna é a pioneira na aplicação do método em Minas Gerais. Atualmente, o Estado conta com 39 Apacs em funcionamento, entre unidades masculinas e femininas. As Apacs são conduzidas pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), tendo como parceiros o TJMG, por meio do Programa Novos Rumos, e são parceiros estratégicos das Apacs o governo do estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), o Ministério Público, a Fundação AVSI e o Instituto Minas pela Paz.