Com o objetivo de desenvolver uma política de resolução de conflitos e violência nas escolas, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Viçosa realizou, entre os dias 15 a 19 de outubro, na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, um conjunto de ações para promover a cultura da paz no ambiente escolar.

noticia-cejusc-vi_osa.jpg

O evento, que faz parte do Projeto Mediação Escolar, abordou assuntos relacionados com a Cultura da Paz, tendo como público-alvo alunos do ensino médio. Foram encenadas peças de teatro abordando temas como mediação e comunicação não violenta, jogos cooperativos, apresentação do grupo de hip hop Rima Rica, apresentação de grupos de forro, maracatu e cheerleanding, nome dado a coreografias de animação de torcidas.

Além dessas atividades lúdicas, os alunos desenvolveram uma redação com o tema #Transformação se não eu, quem?. O primeiro lugar recebeu dois ingressos para assistir a um filme no cinema e o livro “O Estudante”; o segundo lugar recebeu um ingresso para o cinema e a obra de Victor Hugo “Os miseráveis”.

A entrega das premiações foi feita pela juíza da 2ª Vara Cível de Viçosa, Daniele Viana da Silva Vieira Lopes, que aproveitou a oportunidade para homenagear duas educadoras da escola municipal.

Segundo a diretora da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, Maria Helena de Carvalho Rodrigues, uma das homenageadas, a presença da magistrada no evento foi muito importante para os alunos, “algo imensurável”.

“Eles – os alunos – não acreditaram que uma figura de autoridade, tão importante, poderia se importar com eles. Essa atitude demonstrou para os estudantes a relevância dos mesmos para a sociedade”, destacou a diretora.

Parceiros

Para realização deste evento, o Cejus de Viçosa contou com a parceria dos alunos do Projeto Themis da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Projeto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas Escolas e dos alunos da União de Ensino Superior de Viçosa (Univiçosa).

Ao firmar a parceria, os envolvidos participaram de uma capacitação em mediação escolar realizada pelo servidor e instrutor em mediação Eduardo Gonçalves Bastos e pela mediadora e assistente jurídica do Cejusc, Patrícia de Souza Faria Lima.

Para a mediadora Patrícia Lima, essa parceria tem rendido resultados relevantes e positivos, pois os envolvidos têm demonstrado, além do comprometimento, a alegria em proporcionar para a escola a oportunidade de desenvolver a cultura de paz no ambiente escolar.

“Finalizamos a semana com a certeza de que a semente foi plantada. Agora vamos auxiliá-los a regar e render frutos que ultrapassem os muros da escola”, disse Patricia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG