No próximo sábado (27), véspera do segundo turno das Eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais vai sortear 15 seções eleitorais do estado, cujas urnas serão auditadas por meio de dois procedimentos. A audiência pública de sorteio será na Sala de Sessões do TRE-MG (Avenida Prudente de Morais, 100, 3º andar, em Belo Horizonte), a partir das 9h, e será transmitida ao vivo pela internet, no canal do TRE no YouTube. A juíza Roberta Fonseca, presidente da Comissão de Auditoria do Voto Eletrônico, conduzirá os trabalhos. Foram convidados para participar o Ministério Público, partidos políticos e coligações, entidades representativas da sociedade e demais interessados – inclusive os que se inscreverem para as visitas guiadas ao TRE.

Mais tarde, às 14h, no mesmo local, o sistema de totalização das eleições em Minas será oficializado pela Junta Apuradora das Eleições 2018, que é composta por magistrados e presidida pelo desembargador Rogério Medeiros, corregedor regional eleitoral. Após a oficialização do Sistema de Gerenciamento, diante de todas as pessoas presentes, será emitido o relatório Espelho da Oficialização, que mostrará a situação dos candidatos na urna e deverá compor a Ata Geral da Eleição, nos tribunais eleitorais. Em seguida, o Tribunal emitirá o relatório Zerésima do sistema, com a finalidade de comprovar a inexistência de votos computados.

Sorteio

Cinco urnas
, sendo uma da capital e quatro do interior, serão sorteadas para serem submetidas à Auditoria de funcionamento da urna eletrônica. Elas são trazidas para o TRE no mesmo dia do sorteio e substituídas por urnas de reserva das respectivas zonas eleitorais. Cédulas de papel foram preenchidas, no dia 18 de outubro, por estudantes de direito e representantes de entidades da sociedade civil, serão colocadas em urnas de lona no decorrer da tarde. Logo após, essas urnas serão lacradas. No dia da eleição (28), os votos de cada urna de lona serão replicados em cada uma das urnas eletrônicas, com o número variando de acordo com o eleitorado apto a votar em cada uma. Ao final do dia, será feita a apuração dos votos de papel e a comparação de resultado entre o que estará no boletim da urna eletrônica e cada urna de lona.

Outras 10 urnas, sendo uma da capital e nove do interior, passarão pela Auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas, que acontece no dia da eleição, nas próprias seções eleitorais, a partir das 7 horas. Antes da impressão da zerésima, será emitido um relatório contendo os hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados na urna. Essas informações poderão ser conferidas com as que estarão disponíveis no site do TSE, para checagem se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, ocorrida em setembro, em Brasília.

Ministério Público, partidos políticos e coligações, entidades representativas da sociedade e demais interessados podem acompanhar as duas auditorias.

Sugestões de pauta

- Sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas
Data:
27/10/2018
Horário:
9h
Local:
Avenida Prudente de Morais, 100, 3º andar, bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte

- Oficialização do Sistema de Gerenciamento da totalização

Data: 27/10/2018
Horário:
14h
Local:
Avenida Prudente de Morais, 100, 3º andar, bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte

Fonte: TRE-MG