O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou na manhã desta quinta-feira, 21, da solenidade de inauguração das novas instalações do Fórum Regional e do Juizado Especial do Barreiro, em Belo Horizonte. O evento, conduzido pelo presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, contou com as presenças do 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Antônio Carlos Cruvinel; do ex-presidente do TJMG, desembargador José Fernandes Filho; do superintendente da Coinj, desembargador Vicente de Oliveira; e do diretor do foro de BH, juiz Marcelo Fioravante.

Barreiro

O desembargador Geraldo Augusto destacou a alegria de participar da inauguração das novas instalações que irão abrigar, em uma única edificação, o Juizado Especial e o Fórum Regional do Barreiro.

Barreiro



“Essa data inaugura um novo tempo para o Judiciário nesta região de Belo Horizonte, onde vivem cerca de 300 mil pessoas, um número que supera o de muitos municípios mineiros”, disse. O magistrado falou sobre a história e a origem da região do Barreiro, que é a mais antiga da cidade de Belo Horizonte e tem mais de 160 anos. Hoje são 50 bairros e cerca de 10 mil empresas de comércio e prestação de serviços.

“Os espaços que abrigavam o Fórum Regional e o Juizado tornaram-se pequenos para o desenvolvimento da região e obsoletos para prover infraestrutura compatível com o Judiciário da modernidade que os tempos atuais exigem. Com a mudança para o novo prédio, os jurisdicionados que buscam o Juizado Especial e as duas varas Regionais poderão contar com uma edificação totalmente adaptada e preparada para enfrentar essa nova realidade”, afirmou o desembargador.

Barreiro



Para Geraldo Augusto, a cerimônia marcou também mais uma oportunidade de destacar a importância da Primeira Instância, que “é a porta de entrada do cidadão na Justiça”, e o compromisso desta gestão com uma prestação jurisdicional de mais qualidade, proporcionando ambientes cada vez mais adequados e dignos a quem trabalha e frequenta as unidades do Poder Judiciário.

Antes de encerrar seu discurso, o presidente do TJMG agradeceu o empenho e o esforço pessoal do ex-presidente Herbert Carneiro, “ que manifestou expectativa e alegria de poder, ainda em sua gestão, inaugurar este novo espaço do Fórum Regional do Barreiro”.

Barreiro

O diretor do foro da Comarca de Belo Horizonte, juiz Marcelo Fioravante, cumprimentou os presentes e também homenageou o ex-presidente Herbert Carneiro “que não mediu esforços para que tudo isso acontecesse”. Fioravante falou de sua alegria em participar da inauguração do novo Fórum Regional. “Hoje é um dia de festejo e agradecimentos, quando se entrega uma justa recompensa pelo esforço dedicado por todos esses anos pelos juízes, servidores e jurisdicionados. Vocês sabem o quanto é importante essa obra que se realiza hoje e o quanto isso significa para todos aqueles que se valem desta estrutura como sua segunda casa”, afirmou.

O juiz Delvan Barcelos Júnior, da 1ª Vara Regional do Barreiro, e que integra a Comissão de Transição para subsidiar a gestão dos futuros dirigentes do TJMG na gestão 2018/2020, agradeceu ao TJMG e a todos os responsáveis o empenho pela novas instalações e destacou a importância da região para o Judiciário mineiro.

O novo prédio conta com amplo espaço para circulação das partes, servidores e magistrados, além de proporcionar economia de energia elétrica por causa da iluminação natural disponível do prédio.

Entre as autoridades presentes no evento estavam os juízes auxiliares da Presidência, Bruno Teixeira Lino e Carlos Donizetti; a juíza da 2ª Vara Regional do Barreiro, Danielle Christiane Costa Machado de Castro Cotta; a juíza do Juizado Especial do Barreiro, Maria Dolores Gióvine Cordovil; a juíza Rosimere das Graças do Couto (integrante da Comissão de Transição TJMG); o juiz auxiliar da Corregedoria, o juiz Henrique Oswaldo Pinto Marinho; o presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício Gonçalves; o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Henrique Braga, entre outros.