Magistrados e servidores de Carmo do Paranaíba comemoram os 125 anos de instalação da comarca nesta terça-feira, 23 de maio. O diretor do foro, juiz Marcelo Geraldo Lemos, inaugurou um painel com fotos históricas da atual sede e de outros edifícios que já abrigaram a comarca.

carmoparaniaba

Durante a comemoração o diretor do foro falou da importância da data e da necessidade de fazer um balanço. Ele disse que a prestação jurisdicional na comarca tem melhorado e que isso é fruto do empenho de todos. “Aqui o cidadão tem acesso a informações, oportunidades de pacificação, e tem os seus direitos efetivados. A equipe trabalha em mútua colaboração para uma prestação de serviços mais humanizada, que atenda aos anseios da sociedade”, disse o magistrado.

carmop

Durante a comemoração foi homenageado o juiz Denes Marcos Vieira, da Vara Criminal, que está na comarca desde 2010 e esteve à frente da Direção do Foro por quatro anos. O magistrado disse se sentir honrado em fazer parte de uma equipe infatigável, que há 125 anos vem contribuindo para a efetividade da Justiça em Carmo do Paranaíba. “São milhares, quiçá milhões, de conflitos solucionados, com o objetivo certo de garantir aos cidadãos desta comarca o atendimento aos seus direitos individuais e coletivos. Felicito a todos os envolvidos nesse processo, que jamais pode se findar ou retroceder”, disse.

História

A Comarca de Carmo do Paranaíba foi instalada em 23 de maio de 1892. Sua primeira sede foi o prédio da cadeia pública do município. Em 1930, o imóvel foi demolido e o fórum foi transferido para o prédio da prefeitura, onde funcionou até 1965. Naquele ano, ficaram prontas as instalações do Fórum Doutor Barcelos, localizado na Praça São Francisco,que até hoje abrigam a Justiça carmense. Muitas reformas aconteceram ao logo dos anos, a última foi a instalação de ar-condicionado e a troca de equipamentos.

diretorcarmo

Desde a inauguração, já passaram por Carmo do Paranaíba 38 juízes. Atualmente a comarca possui duas varas: a Vara Cível e da Infância e da Juventude, sob a responsabilidade do juiz Marcelo Geraldo Lemos, e a Vara Criminal, sob a responsabilidade do juiz Denes Marcos Viera.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
Foto: Divulgação/TJMG