O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou nesta quarta-feira, 24, em Brasília, de reunião no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) com os presidentes da AMB, dos Tribunais Regionais Eleitorais de 24 Estados, e de Associações estaduais de magistrados para discutir os efeitos da resolução 23.512/17, do TSE, que trata de mudanças no zoneamento eleitoral. Pela proposta, cada zona eleitoral terá no mínimo 100 mil e no máximo 200 mil eleitores.

Os dirigentes decidiram encaminhar oficio ao presidente do TSE, solicitando a imediata suspensão da resolução por tempo indeterminado e estudam a adoção de medidas judiciais e administrativas cabíveis por parte da AMB para questionar a resolução.

Reunião TRE-DF_2


Para o presidente da Amagis, as mudanças ameaçam a eficiência, a qualidade e confiabilidade da Justiça Eleitoral em todo o País. "Uniremos nossas forças às de todas as Associações e direções dos Tribunais Regionais Eleitorais contra essa grave ação do TSE, que afeta o modelo de Justiça Eleitoral, que foi construído e consolidado pela Justiça Estadual desde a redemocratização em 1985", afirmou o desembargador Maurício Soares.

O presidente da AMB, juiz Jaime de Oliveira, enfatizou a preocupação dos magistrados com os efeitos da resolução, tendo em vista que, para se adequar a nova proposta, aproximadamente 900 zonas serão extintas.

Brasilia

Reunião TRE-DF

Notícia atualizada às 22h20