O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, o vice-presidente Financeiro da Associação, desembargador Alberto Diniz e mais 8 magistrados mineiros receberam na manhã desta sexta-feira, 21, a Medalha da Inconfidência, concedida pelo Governo de Minas a entidades e personalidades que contribuem ou contribuíram para o engrandecimento de Minas Gerais e do Brasil.

Medalha da Inconfidência

Os magistrados homenageados foram:

- Desembargador Maurício Soares, presidente da Amagis

- Desembargador Alberto Diniz Júnior, vice-presidente Financeiro da Amagis

- Desembargador Geraldo Augusto de Almeida, 1º vice-presidente do TJMG

- Desembargador Alberto Henrique Costa de Oliveira

- Desembargador Amauri Pinto Ferreira

- Desembargador Eduardo César Fortuna Grion

- Desembargador Jair José Varão Pinto Júnior

- Desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca

- Juiz Adilon Cláver de Resende

- Juiz Paulo Rogério de Souza Abrantes

Medalha

Medalha

A solenidade foi realizada em Ouro Preto. O Grande Colar foi entregue, in memorian, ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela,por seu trabalho na luta pela paz, pela união dos povos e pela liberdade. A comenda foi recebida pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Joseph Mashibye. Em seu discurso, o embaixador agradeceu a homenagem concedida ao ex-presidente africano e falou sobre a luta de Mandela contra o preconceito e a favor da liberdade e da democracia.“Este prêmio simboliza liberdade, igualdade e justiça. Esses foram de fato os valores que Nelson Mandela apoiou, visto que ele foi e permanece sendo a encarnação do poder do amor e esperança. Ele acreditava no poder do perdão. Ele tinha fé e confiança na capacidade de seu povo de realizar o sonho de uma África do Sul livre, unida e próspera”, afirmou o embaixador.

Medalha

O orador oficial da cerimônia foi o governador Fernando Pimentel, que saudou os agraciados e falou sobre os personagens que marcaram o evento deste ano. “Tiradentes e Nelson Mandela são personagens que permanecem no panteão da história representando o ideal mais sublime e valor mais sagrado de qualquer nação: a liberdade”, disse ele. Fernando Pimentel falou também sobre o conflito entre o ódio e a tolerância, o preconceito e a solidariedade que enredam o mundo e o país. Abordou o drama dos refugiados, as inúmeras vítimas da crise econômica que assola o país, e as perseguições políticas, religiosas e sociais.

“Como Tiradentes e Mandela vivemos hoje um tempo que pede reconstrução. Aspiramos à liberdade, almejamos a Justiça. Urge defender a democracia e os valores republicanos. Democracia e República que se fundam na igualdade de direitos, na transparência e na supressão do ódio”, afirmou. Para Pimentel, Tiradentes e Mandela tornam evidente que os líderes necessários são aqueles que, surgidos do povo, a eles se mantém fieis, longe das falácias e conveniências, do autoritarismo. Nosso protagonista da Inconfidência dizia que queria ter 10 vidas para dar todas elas ao Brasil. As sobrevidas de Mandela, ele as entregou à África do Sul. Ambos são heróis da humanidade e nos abraçam com o calor de sua coragem”. O governador encerrou seu discursos citando as palavras de Juscelino Kubitscheck, desejando a todos “a paz da justiça, a paz da liberdade e a paz do desenvolvimento”.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Diversas autoridades e personalidades de todo país também foram agraciados. Veja aqui a lista completa. Considerada a mais alta comenda concedida pelo Governo mineiro, a Medalha da Inconfidência foi criada no Governo de Juscelino Kubitschek, por meio da Lei nº 882/1952, e homenageia os cidadãos que, pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade, contribuem para a projeção do Estado de Minas Gerais. Tradicionalmente, a cerimônia de condecoração é realizada no dia 21 de abril, quando, em comemoração da Semana da Inconfidência, a capital do Estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto.

Medalha da Inconfidência