A Justiça de Minas Gerais recebeu na tarde desta sexta-feira, 13, em solenidade de posse realizada no auditório do Anexo I do TJMG, 25 novos juízes aprovados no último concurso de Juiz de Direito Substituto, edital n° 03/2013, homologado em 2015. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou da cerimônia.

Posse

O juiz Renato Polido Pereira fez a leitura do termo de compromisso. Em seguida, o secretário do Órgão Especial, Wagner de Aguiar Mendes, leu o termo coletivo de posse e exercício.

Posse

O juiz Thales Flores Taipina falou em nome dos empossados. Em seu discurso, ele afirmou que este é um momento sublime e ímpar na vida de todos os colegas que ali tomaram posse no cargo.

Posse

Posse

Segundo Thales Taipina, a magistratura é destinada àqueles verdadeiramente vocacionados e a quem tem enraizado em suas virtudes o sentimento de justiça. “Nossa missão é a pacificação justa dos conflitos de interesse. Atuaremos diante das demandas como intérpretes do Direito. Lograremos atender aos anseios da sociedade para promover a realização da paz social. E o destino me reservou a honra de proferir o discurso de posse. Por isso, externo ao presidente do Tribunal a nossa gratidão pelo empenho para a concretização deste ato e a todos que nos acompanharam nesta caminhada”, declarou.

Posse

Ao saudar os novos magistrados, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, ressaltou que a atividade que os empossados passam agora a exercer exige verdadeira devoção e tem expressiva e direta influência na vida dos cidadãos que anseiam por justiça. “A posse de hoje, mesmo diante do grave cenário econômico pelo qual passa nosso Estado, mostra o grande empenho do Tribunal para oferecer uma Justiça eficiente aos mineiros. Esse foi o compromisso que assumi para minha gestão e que me esforçarei para honrar”, afirmou.

Posse

Herbert Carneiro finalizou seu discurso desejando aos novos colegas uma carreira profícua, pautada na ética e no compromisso com as causas públicas.

Após a solenidade de posse, os novos juízes foram recebidos pelo presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, em uma comemoração no salão de festas da Associação.

Posse

Na próxima segunda-feira, 16, os magistrados iniciam o Curso de Formação, organizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), em Belo Horizonte.

Presenças

Além do presidente do TJMG, compuseram a mesa de honra da cerimônia de posse o secretário de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende Teixeira, representando o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel; o 2º vice-presidente da ALMG, deputado Lafayette Andrada; representando o presidente da Casa, deputado Adalclever Lopes; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador André Leite Praça; e o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barbosa Menezes.

Concurso

O último concurso para ingresso na magistratura foi regido pelo Edital 3/2013, publicado em novembro de 2013. Os candidatos participaram de cinco etapas, ao longo de 2014: prova objetiva seletiva, provas escritas, avaliações médica, psicológica e da vida pregressa, prova oral e avaliação de títulos. Ao todo, foram aprovados 75 candidatos, dos quais 20 tomaram posse em 29 de fevereiro deste ano.

Veja os nomes dos empossados nesta sexta-feira:

THALES FLORES TAIPINA
RENATO POLIDO PEREIRA
CLEITON LUIS CHIODI
LUCIANA MARA DE FARIA
MARCO ANDERSON ALMEIDA LEAL
KARINE LOYOLA SANTOS
SIBELE CRISTINA LOPES DE SÁ DUARTE
TATIANA DE MOURA MARINHO
RENAN BUENO RIBEIRO
MANOEL JORGE DE MATOS JUNIOR
CARLOS PEREIRA GOMES JUNIOR
LUCIANA DE OLIVEIRA TORRES
FREDERICO BORDON DE CASTRO
ANNE ROSE DO PRADO SOUZA
THIAGO GUIMARÃES EMERIM
BRUNO MOYA RAIMUNDO
RODRIGO FERNANDO DI GIOIA COLOSIMO
MARIE VERCESES DA SILVA MAIA
FLÁVIA BRAGA CORTE IMPERIAL
RODRIGO MARTINS FARIA
TIAGO BENETTON ROSSITI
ROBERTO TROSTER RODRIGUES ALVES
MANOEL CARLOS DE GOUVEIA SOARES NETO
ANDRE LUIZ ALVES
FELIPE CEOLIN LIRIO