Cerca de 600 magistrados de todo o Estado reuniram-se na noite desta sexta-feira, 2, em Belo Horizonte, para celebrar o fim de mais uma etapa de lutas e de muito trabalho. No Encontro de Congraçamento da Magistratura mineira, promovido pela Amagis, juízes e desembargadores demonstraram que estão cada vez mais fortalecidos e integrados na defesa de um Judiciário independente. O evento foi animado pelo show da banda Blitz.

Encontro de congraçamento

Para o presidente da Amagis, 2016 tem sido um ano de desafios, mas a Magistratura encontra-se preparada para superá-los. "A Amagis está atenta, vigilante e integrada a outras Associações de Magistrados em permanente atuação em defesa das prerrogativas e em rejeição a cortes e a quaisquer retrocessos", afirmou o desembargador Maurício Soares. A atuação permanente continuará em 2017. "Estamos juntos e mais fortalecidos por entendermos que os direitos e conquistas da Magistratura são intocáveis e invioláveis", reforçou o presidente da Amagis.

Encontro de congraçamento

O 1° vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, representou o presidente do Tribunal, desembargador Herbert Carneiro, no evento. O magistrado fez um balanço dos primeiros cinco meses de trabalho da nova diretoria do TJ e ressaltou que esse foi um período de adaptação da casa para o estilo da nova gestão. De acordo com Geraldo Augusto de Almeida, a magistratura já viveu muitos embates e passou por várias dificuldades, não só financeiras, mas também políticas. E a todas elas, segundo o 1° vice-presidente, os magistrados responderam com as armas da legitimidade. “Dessa vez, não será diferente. A magistratura mineira sempre alicerçou a magistratura brasileira. Temos nossos líderes que empenham trabalho e esforços incansáveis na defesa da magistratura, como o presidente do TJ, Herbert Carneiro, e o presidente da Amagis, Maurício Soares”, declarou o desembargador.

Encontro de congraçamento

O presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Domingos Coelho, ressaltou que o encontro desta noite é uma prova de que a magistratura mineira está unida e firme no propósito de defender suas prerrogativas e direitos conquistados. “Temos Associações fortes, como a Amagis e a AMB, que estão atentas a todo e qualquer movimento que tenha como objetivo atingir negativamente a nossa classe”, afirmou.

Encontro de congraçamento

Para a vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Cristiana Gualberto, o encontro de congraçamento mostra que os magistrados estão de braços dados na luta por um Judiciário cada vez mais forte. Segundo ela, um dos papéis da Amagis é congregar juízes e desembargadores do Estado, que tanto se dedicam a prestar o melhor serviço possível à sociedade.

Encontro de congraçamento

A vice-presidente de Saúde da Associação, juíza Luzia Peixôto, afirmou que o evento foi um momento de celebrar a união da magistratura e o empenho dos magistrados para promover uma sociedade mais justa e fraterna. “Temos que, cada vez mais, defender e valorizar os juízes e desembargadores que atuam com tanto afinco em nosso Estado para a defesa da independência do Judiciário”, destacou Luzia Peixôto.

Encontro de congraçamento

O juiz Joaquim Gamonal, da Comarca de Barbacena, ressaltou que os magistrados do interior têm se aproximado mais com o auxílio da tecnologia. Porém, apenas virtualmente. Segundo ele, confraternizações como a desta noite são um excelente momento para rever antigos colegas e os novos juízes que chegam ao interior e à capital. “Os encontros de trabalho não nos permitem uma aproximação ideal. Então, esse evento anual promovido pela Amagis sempre foi nosso local de congraçamento. A tecnologia tem ajudado muito, mas jamais vai substituir um abraço”, destacou.

Encontro de congraçamento

Blitz

Estrela da noite, a banda Blitz animou os convidados com clássicos do pop rock nacional. O vocalista do grupo, Evandro Mesquita, disse que era uma honra voltar a Belo Horizonte para se apresentar a um júri tão seleto. O cantor afirmou ainda que, como cidadão, sente que a sociedade nunca esteve tão próxima do Judiciário e orgulhosa da atuação dos magistrados brasileiros. “O paraíso ainda está longe, mas já começamos a caminhar na direção dele”, opinou.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.