Em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, representantes da Justiça Eleitoral mineira, do Ministério Público, do Poder Executivo Estadual e do movimento estudantil secundarista resolveram pela coexistência da ocupação das escolas estaduais e do processo eleitoral no próximo domingo, a partir de termos que ficaram acertados pelos participantes. Nas escolas ocupadas, haverá a delimitação do local de mobilização dos estudantes no sábado e domingo do segundo turno, de forma a não atrapalhar o fluxo dos eleitores.

Além disso, ficou acertado que a ocupação não será estendida a outras escolas estaduais que são locais de votação, além das sete que já se encontram ocupadas em Belo Horizonte e uma em Juiz de Fora. Na reunião, as representantes do movimento estudantil se comprometeram também a orientar os estudantes do ensino médio a respeito das vedações relacionadas à manifestação político partidária no dia da eleição e à chamada “boca de urna”, previstas na legislação eleitoral.

Estão ocupadas pelo movimento dos estudantes as seguintes escolas estaduais que são locais de votação: Milton Campos (Estadual Central), E.E. Santos Dumont, E.E. Ari da Franca, E.E. Professor Ricardo Souza Cruz, E.E. Maria Carolina Campos, E.E. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, E.E. Geraldina Ana Gomes – todas de BH, e, ainda a E.E. João XXIII, em Juiz de Fora.

Participaram da reunião a juíza eleitoral Rosimere das Graças Couto, coordenadora do Gabinete Institucional de Segurança das Eleições 2016, o promotor Edson de Resende Castro, a presidenta da União Colegial de Minas Gerais Kessia Teixeira, a vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas Bruna Fagundes, o secretário adjunto de Governo de Minas Francisco Eduardo Moreira, a secretária de Estado de Educação Macaé Evaristo e o secretário de Estado de Segurança Pública Sérgio Menezes.

Fonte: TRE-MG