A 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reduziu seu acervo em mais de 3,3 mil processos durante 2016. No início do ano eram 9.284 feitos em tramitação, e setembro fechou com 5.904.

otavioportes

O desembargador Otávio de Abreu Portes foi empossado como presidente da câmara em março de 2015, quando deu início ao projeto de redução do acervo processual no cartório e nos gabinetes. Segundo o magistrado, o projeto buscou a conscientização dos componentes da câmara, de suas assessorias, da gerência e dos servidores do cartório para alcançar as metas estabelecidas pelo TJMG e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com uma média mensal de 1.252 julgamentos, a câmara realizou 11.272 julgamentos monocráticos e colegiados entre janeiro e setembro de 2016. O desembargador destacou também o desempenho do cartório, que manteve a baixa dos processos em tempo hábil e baixou em torno de 10 mil feitos no mesmo período.

Segundo o presidente da câmara, não há mais processos em atraso porque houve um comprometimento dos desembargadores, assessores e servidores. “Organizamos o trabalho, separamos os processos repetitivos e criamos um grande entrosamento entre nós, o que resultou em deixar todos os processos em dia”, afirmou o desembargador.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG