A fim de consolidar uma nova cultura na resolução de conflitos e prestar um atendimento rápido e eficaz ao cidadão que procura o Judiciário, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tem instalado Centros de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em todo o estado. Na última quinta-feira, 20 de outubro, mais uma unidade foi instalada na Comarca de Itumirim, com solenidade realizada no fórum local.

CejuscFoto: Divulgação

Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário, que concentram as audiências de mediação e conciliação, pré-processuais e processuais, e também os serviços de atendimento e orientação ao cidadão.

O juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência Maurício Pinto Ferreira representou o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Saulo Versiani Penna. Durante a inauguração do Cejusc, o magistrado falou sobre a proposta atual do Tribunal, que busca a implementação de uma política de resolução de conflitos adequada e, ao lado do processo judicial, oferece outros recursos para a resolução de conflitos.

Em seu discurso, o diretor do foro de Itumirim e coordenador do Cejusc, juiz Rodrigo Melo Oliveira, lembrou o poder do diálogo e citou alguns benefícios da mediação e conciliação, capazes de “reduzir o desgaste emocional e o custo financeiro”, durante um processo judicial.


Segundo o magistrado, o Cejusc auxiliará na pacificação social e na solução das ações judiciais, culminando em maior eficácia do Poder Judiciário local. “Tenho a convicção de que melhoraremos a celeridade e a qualidade das audiências de conciliação, com a obtenção de um número maior de acordos e de solução de conflitos da população”, ressaltou.

Em Itumirim, o Cejusc funcionará no Fórum José da Costa, localizado na Avenida Dom Inocêncio, 143, Centro. O centro judiciário irá concentrar audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais. Além disso, contará com o serviço de atendimento e orientação ao cidadão.

Veja mais informações sobre os Cejuscs aqui.

Fonte: TJMG/Assessoria de Comunicação Institucional