A magistratura mineira reuniu-se na noite desta quinta-feira, 20, no auditório da Amagis, em Belo Horizonte, para demonstrar todo seu reconhecimento e gratidão aos juízes e desembargadores que dedicaram suas vidas à Justiça Estadual e que se aposentaram em 2015.

Homenagem magistrados

Ao todo, 15 juízes e oito desembargadores receberam a homenagem, que foi entregue pelo presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, pela vice-presidente Administrativa da Associação, juíza Cristiana Martins Gualberto, pelo vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, juiz José Martinho Nunes Coelho, e pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, que representou o presidente do Tribunal, desembargador Herbert Carneiro.

Homenagem magistrados

A placa reverencial destinada a materializar e recompensar moralmente, e de forma perene, os magistrados aposentados foi instituída pela portaria normativa número 4, de junho de 2011, e foi lida na noite de hoje pelo juiz Christyano Lucas Generoso, diretor-secretário da Amagis.

O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, destacou que a homenagem simboliza o respeito e a gratidão a todos os magistrados que, pautados sempre pela ética e cidadania, honraram a Constituição e as leis em cada uma das decisões tomadas e ajudaram a fortalecer a Magistratura.

Homenagem magistrados

Maurício Soares ressaltou que, durante o período de atuação dos homenageados, o Judiciário alcançou notáveis transformações experimentadas por toda a Magistratura mineira, que viveu e vive tempos de dificuldades. “Os novos desafios nos fazem agir e reagir de forma diferente, mas sempre guiados pela união e integração da Amagis, que, há 61 anos, completados amanhã, fizeram de nossa Associação a segunda maior da América Latina e braço político da Magistratura mineira”, afirmou.

Homenagem magistrados

O presidente da Associação reforçou a importância da participação de todos na vida associativa, somando a atuação de ativos e aposentados pelas conquistas que são de toda a classe e pelo aperfeiçoamento do Judiciário.

Homenagem magistradosEle ainda reafirmou a defesa permanente dos direitos da Magistratura. "Não aceitaremos que nossos direitos sejam confrontados por problemas de má-gestão. Nossas bandeiras são claras ao defendermos o tratamento isonômico entre juízes de 1º e 2º graus e aposentados sobre créditos devidos e já reconhecidos administrativamente a todos. Manteremos a defesa intransigente do resgate da paridade e da integralidade entre ativos e aposentados, com empenho total na aprovação de projeto que reconheça e valorize o tempo de permanência na carreira. A proposta é o meio mais seguro de resgatar o sentido de carreira na Magistratura", afirmou Maurício Soares.

Homenagem magistrados

Homenagem magistrados

Clique aqui para ler, na íntegra, o discurso do presidente da Amagis.

Para o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas da Amagis, juiz José Martinho Nunes Coelho, a homenagem simboliza a certeza do reconhecimento do bom serviço prestado ao Poder Judiciário e aos cidadãos. Além disso, segundo o magistrado, esse é um momento especial para rever os amigos e mostrar aos juízes mais novos o quanto é importante a união da magistratura.

Homenagem magistrados

Homenagem magistrados

Homenagem magistrados

Agradecimento

O desembargador aposentado José Antonino Baia Borges falou em nome dos homenageados e agradeceu o convite da Amagis para representá-los. De acordo com Baia Borges, um momento como este leva os magistrados aposentados a relembrar toda a caminhada, desde seu começo, culminada, segundo ele, com a paz que o trabalho bem feito e bem construído agora os permite.

Homenagem magistrados

Homenagem magistrados

Homenagem magistrados

“Esta noite é de alegria e de fraternal reencontro e será sempre lembrada por todos nós. Queremos vê-la e dela sempre nos lembrar como uma necessária palavra de confiança e de fé no juiz”, declarou o magistrado.

Em seu discurso, o desembargador aposentado também rendeu elogios à Amagis pela iniciativa de homenagear aqueles que tanto se dedicaram à Justiça do país. “Tenho entendido que, ao fazer homenagens como esta, a Associação faz também um registro de sua própria história, cuja razão de ser é justamente os associados, os de ontem e os de hoje, os ativos, os aposentados e os que já se foram”, disse Baia Borges.

Leia aqui o discurso do desembargador Baía Borges na íntegra.

Homenagem magistrados

Homenagem magistrados

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares; a vice-presidente Administrativa da Associação, juíza Cristiana Martins Gualberto; o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, juiz José Martinho Nunes Coelho; o vice-presidente Financeiro, desembargador Alberto Diniz; o vice-presidente de Interior, juiz Antônio Carlos Parreira; o diretor-Secretário da Amagis, juiz Christyano Lucas Generoso; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Domingos Coelho; e o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, Eduardo Ciryno Generoso.

Homenagem magistrados

Homenagem magistrados

Homenageados

Desembargadores e desembargadoras:

Alvimar de Ávila (in memorian)

Alyrio Ramos

Eduardo Guimarães Andrade

José Antonino Baia Borges

Llewellyn Davies Antônio Medina

Paulo Mendes Álvares

Silas Rodrigues Vieira

Vanessa Verdolim Hudson Andrade


Juízes e juízas:

Andrea Faria Mendes Fonseca

Aurelino Rocha Barbosa

Edson Andersen Magalhães Longuinhos

Henrique Alves Pereira

Iandára Peixoto Nogueira

João Elias da Silveira

José Armando Pinheiro da Silveira

José Sérgio Palmieri

Márcio Silva Cunha

Maria Antonieta Salles Batista

Maurício Pinto Coelho Filho

Murilo de Sá Junior

Neide da Silva Martins

Neuza Maria Guido

Timóteo Yagura