Com o objetivo de destacar o papel fundamental do eleitor no processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com os TREs da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, promovem, nesta quinta-feira (29), uma ação em locais de grande circulação. Serão instaladas urnas eletrônicas em locais estratégicos onde os eleitores serão convidados a responder duas questões: “O que você quer melhorar na sua cidade?” e “Você sabe quem pode resolver isso?”. O objetivo da ação é estimular a participação do cidadão não apenas nas eleições, mas nos destinos de sua cidade.

TRE-MG

Em Belo Horizonte, a ação ocorrerá a partir das 7h na Rodoviária central e, a partir das 8h, será simultânea às atividades que ocorrerão no ônibus TRE Aqui para informações e distribuição de formulário de justificativa, na entrada principal, em frente ao estacionamento descoberto.

A ação inédita só foi possível graças à parceria firmada entre a Assessoria de Comunicação do TSE e a Secretaria de Tecnologia da Informação - que, juntos, criaram um programa específico com as perguntas elaboradas pelos assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral.

Redes Sociais

Além da ação de mobilização nas cinco capitais, o TSE e o Ministério Público Eleitoral (MPE) se unirão no mesmo dia para realizar uma mobilização via redes sociais sobre o tema. O “tuitaço” #VotoConsciente também irá promover a importância da vigilância do cidadão e a necessidade de denunciar irregularidades que sejam identificadas.

Ao reunir diversas instituições envolvidas no processo eleitoral, assim como representantes da sociedade civil e formadores de opinião, a ação também buscará deixar claro que a escolha feita na eleição afeta o que acontece nos próximos quatro anos. Dessa forma, o cidadão deve estar vigilante e denunciar as irregularidades.

A ação irá envolver todos os Tribunais Regionais, assim como todas as Procuradorias Regionais, além de diversas outras instituições públicas e privadas convidas. O Twitter Brasil apoia a ação e irá auxiliar em sua divulgação.

Outros estados:

TRE-BA

10h às 12h - Shopping Center Lapa (Rua Portão da Piedade, 155, Centro)

TRE-GO

10h às 17h - Araguaia Shopping (Rua 44, 399, Setor Central)

TRE-PR:

11h às 13h - Praça Rui Barbosa, Centro

TRE-TO

8h – Taquaralto – Av. Tocantins

12h – Palmas Shopping – Quadra 101 sul, rua NSA, conjunto 2, lote 10 – Plano Diretor Sul

17h – Feira Coberta – APM6, quadra 1.106 sul

Tuitaço #VotoConsciente

Todos são convidados a tuitar, no dia 29 de setembro, a partir das 17h, sobre a importância do voto consciente usando a #VotoConsicente. Para saber mais, entre em contato pelos e-mails imprensa@tse.jus.br ou pgr-noticias@mpf.mp.br.

Fonte: TRE-MG