A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais já conquistaram seu lugar no calendário cultural de Belo Horizonte. Hoje eles se apresentaram no Conservatório da UFMG, na Rua Guajajaras, dentro do projeto Quarta Cultural.

ApresentaçãoFoto: Marcelo Albert

Foram apresentadas 11 peças que variaram do clássico ao popular. De Mozart e Schubert a Beatles, Milton Nascimento, Michael Jackson e até o grupo de rock Green Day, todas as peças foram executadas com primor pelas crianças e jovens, regidos por Luciene Villani e Sarah Reis.

ApresentaçãoFoto: Marcelo Albert

A orquestra e o coral são parte de um projeto de inclusão social gerido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, que oferece aos jovens e às crianças a oportunidade de ter aulas de iniciação musical, canto e instrumento.

Coordenadora pedagógica da orquestra e do coral, Luciene Villani afirmou que o contato com a música tem trazido para os alunos, “além do desenvolvimento musical, um bom desenvolvimento comportamental, baseado na disciplina e na concentração”. Para aqueles que se encontram em situação social mais vulnerável, é uma oportunidade de inclusão social e de exercício da cidadania, completou.

A coordenadora de eventos do Conservatório da UFMG, Isadora Boucherville, também destacou a importância do projeto da Coinj. “Ele traz a arte e a música para as crianças e os jovens, ampliando sua visão de mundo”, afirmou.

O projeto Quarta Cultural é apresentado há 16 anos no Conservatório, todas as quartas-feiras, e, segundo Isadora, tem um público cativo, além do público flutuante, que passa pela rua e para um pouco para assistir aos concertos.

Fonte: TJMG