O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, e os juízes Fernando Antônio Galvão da Rocha, presidente do TJMMG; Marcos Vedovotto, da Comarca de Ituiutaba; e Neuza Maria Guido foram homenageados na noite desta sexta-feira, 26, pela Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra) e pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, com a outorga da Medalha Duque de Caxias. Essa foi a primeira edição da cerimônia de entrega da Medalha, que tem o objetivo de comemorar o Dia do Soldado e homenagear militares, civis e instituições que contribuem ou contribuíram com a Corporação de Tiradentes.

Magistrados homenageados

A abertura do evento foi feita pelo Grão Mestre Celso Rafael de Oliveira, que agradeceu a Deus e a todos os presentes, que enriquecem a cerimônia. Ao fazer uso da palavra, o presidente da Aspra, Sargento Marco Antônio Bahia Silva, deu as boas vindas a todos e falou da honra em receber os homenageados com a Medalha Duque de Caxias, que a Associação e a Ordem dos Cavaleiros pretendem eternizar no calendário. A solenidade foi realizada na sede da Aspra, em Belo Horizonte, e contou com a presença de diversas autoridades.

Sobre o Patrono da Medalha

Duque de Caxias (1803-1880), apelidado de "O Pacificador" e "O Duque de Ferro", foi um militar, político e monarquista brasileiro. Em 1823, lutou contra Portugal na Independência do Brasil e foi oficialmente designado patrono do Exército Brasileiro no ano de 1962. Na data do seu nascimento, 25 de agosto, é comemorado o Dia do Soldado.