Governador Valadares será, a partir de 29 de agosto, a primeira comarca do País a controlar toda a execução penal dos presos por meio do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu). O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), iniciou a implantação gradativa do sistema em março deste ano, na Comarca de Governador Valadares, escolhida como piloto para a implantação nacional do sistema. A solenidade para marcar a conclusão da fase de testes será às 14h, no Salão do Tribunal do Júri de Governador Valadares.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Herbert José Almeida Carneiro, participa da solenidade. Também estarão presentes o corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça; o desembargador Barros Levenhagen, conselheiro do CNJ; o diretor do foro da Comarca de Governador Valadares, juiz Marcelo Carlos Cândido; o juiz responsável pela Vara de Execuções Criminais, Michel Cristian de Freitas, entre outras autoridades.

Seeu

Desenvolvido pelo CNJ por meio de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Paraná, o Seeu é uma plataforma eletrônica para processamento célere das execuções penais e funciona de forma satélite e integrada ao Processo Judicial eletrônico (PJe).

O sistema garante a legalidade do processamento das execuções penais, no que se refere aos prazos de aplicação de progressões e benefícios. Há a expectativa de que o sistema contribua para a paz social, pois evita que os cidadãos sejam mantidos no cárcere por prazo superior ao definido em lei ou sofram perdas e atrasos na concessão de benefícios. A garantia da observância adequada desses direitos influencia na redução da superlotação e na prevenção de rebeliões e da exaltação dos ânimos no cárcere.

Cronograma inicial de implantação

Em Minas Gerais, até julho de 2018, 93% dos processos de execução das penas privativas de liberdade tramitarão exclusivamente por meio eletrônico, de acordo com o cronograma de implantação do TJMG, alcançando 52% das pessoas encarceradas. O Seeu começou a ser implantado nas Comarcas de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia em junho deste ano; e em Betim e Patrocínio, em julho. A partir de setembro, as Comarcas de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia recebem o sistema. A partir de dezembro, está previsto o início das atividades de preparação para a implantação em Uberaba, Unaí, Ponte Nova, Ipatinga, Três Corações e Igarapé.

Em todas essas comarcas, já em janeiro de 2017, deverá estar concluída a implantação do sistema. Em maio de 2017 inicia-se a implantação nas Comarcas de Belo Horizonte, Contagem e Ribeirão das Neves, que deverão estar com todos os processos de execução tramitando eletronicamente em dezembro daquele ano, para que em 2018 inicie-se a ampliação do sistema nas comarcas restantes.

Durante a fase de implantação, são fundamentais as parcerias com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Defesa Social, a Ordem dos Advogados do Brasil e estabelecimentos de ensino superior.

Além dos benefícios para os presos e a sociedade, o TJMG aposta no Seeu também como ferramenta fundamental para a melhoria das condições de trabalho de magistrados e servidores atuantes na execução penal. A implantação do sistema contribui também para a sustentabilidade, eliminando o uso do papel e modificando o ambiente de trabalho das varas. Na Vara de Execuções Penais de Governador Valadares, já não existem mais pilhas de processos físicos e até as prateleiras foram removidas.

Entrevista coletiva

Na próxima segunda-feira, 29 de agosto, às 10h30, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, o conselheiro do CNJ Carlos Levenhagen e o juiz da Vara de Execuções Criminais, Michel Cristian de Freitas, recebem a imprensa para entrevista coletiva e esclarecimentos sobre o Seeu e os benefícios que proporcionará ao sistema prisional e à comarca. A entrevista será na sala de treinamento da Ejef, no Fórum Doutor Joaquim de Assis Martins Costa – Praça do XX Aniversário, s/n, Centro.

Confirmação de presença na coletiva até 17h desta sexta-feira, 26 de agosto, pelo telefone (31) 3306-3920 ou pelo e-mail imprensa@tjmg.jus.br, informando nome do jornalista e do veículo de comunicação.

Fonte: TJMG