O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, estará em Brasília na próxima segunda-feira, 1º de agosto, quando serão reiniciados os trabalhos legislativos no Congresso. O magistrado acompanhará na Câmara dos Deputados a tramitação do PLP 257/16, que, sob o argumento de ajuste fiscal, adota série de medidas que afetam direitos e garantias da Magistratura e de outras carreiras.

Maurício Soares conversará pessoalmente com deputados federais eleitos por Minas Gerais para que o texto seja modificado, evitando os impactos negativos. Também estarão presentes na Câmara presidentes de outras associações estaduais e nacionais de magistrados.

O projeto tramita em regime de urgência na Câmara, estabelecendo o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal. Porém, em contrapartida ao auxílio às contas dos estados (renegociação das dívidas junto à União), exige contenção de gastos que afetará diretamente as instituições e o serviço público dos estados, pois, entre outras medidas, o projeto impede reajuste de servidores e a realização de concursos públicos.