Já estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. O lançamento aconteceu no dia 25 de julho, em noite de emoção no TJ-RJ. Magistrados e o membro da Academia Brasileira de Letras Zuenir Ventura relembraram momentos da vida da juíza, assassinada em 2011, e destacaram a sua luta em defesa da dignidade humana.

A presidente da AMAERJ, Renata Gil, disse que a associação tem o compromisso de trabalhar ativamente na proteção aos direitos humanos e pelo exercício da cidadania, com o propósito de construir um momento melhor para todos de mãos dadas com a sociedade civil.

"O Prêmio é a joia mais preciosa da nossa instituição. A pauta dos direitos humanos legitima a própria atuação do Poder Judiciário. Conheci a juíza Patrícia Acioli, uma humanista, preocupada em proteger as vítimas dos processos que julgava e em combater o crime organizado. A verdadeira homenagem à sua bravura e dedicação constitui transformar o discurso de proteção aos direitos humanos em verdadeira ação", afirmou.

O presidente do TJ-RJ, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, a lembrança do nome de Patrícia Acioli promove uma união maior entre a sociedade e a magistratura. "A magistratura cada vez mais se integra à sociedade por meio deste Prêmio, que faz uma homenagem à bravura e ao sentido de guerreira da Patrícia Acioli e também ao sentido maior da dignidade da pessoa humana e de todos os valores que a Justiça tem que lutar por preservar".

Com o tema “Direitos Humanos e Cidadania”, a premiação tem quatro categorias: Trabalhos dos Magistrados, Práticas Humanísticas, Trabalhos Acadêmicos e Reportagens Jornalísticas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.amaerj.org.br/premio até 31 de agosto. A AMAERJ também vai homenagem a uma personalidade com notável atuação na área, que receberá o Troféu Hors-Concours.

O jornalista Zuenir Ventura definiu o Prêmio como magnífico. "A homenagem póstuma é para uma autêntica mártir, uma juíza que lutava contra o crime organizado. Os que a executaram queriam atingir também as causas que ela defendia: os direitos humanos e a cidadania. Só não contavam que a memória e o exemplo de Patrícia não seriam esquecidos. Esse Prêmio é uma forma de perpetuá-los".

Também compuseram a mesa da cerimônia a diretora de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ, Marcia Succi, os desembargadores Flávio Marcelo Fernandes e Paulo Baldez, o defensor público-geral André Luís de Castro, o procurador regional da República da 2ª Região Artur Gueiros e o presidente da AMPERJ Luciano Mattos. O lançamento contou com a apresentação da Orquestra da Providência Som Mais Eu.

A cerimônia de premiação será em 7 de novembro, no Tribunal Pleno do TJ-RJ. O Prêmio tem como patrocinadores Bradesco, Itaú, Multiplan, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, e apoiadores EMERJ e TJ-RJ.

Fonte: Amaerj