O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, iniciou gestões junto aos deputados federais mineiros contra a aprovação, em sua forma original, do PLP 257/16, que, sob o argumento de ajuste fiscal, adota série de medidas que afetam direitos e garantias da Magistratura e de outras carreiras.

O projeto tramita em regime de urgência na Câmara, estabelecendo o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal. Porém, em contrapartida ao auxílio às contas dos estados (renegociação das dívidas junto à União), exige contenção de gastos que afetará diretamente as instituições e o serviço público dos estados, pois, entre outras medidas, o projeto impede reajuste de servidores e a realização de concursos públicos.

A Amagis acompanhará toda a tramitação do PLP no reinício dos trabalhos legislativos. O presidente Maurício Soares vem dialogando com os parlamentares, apesar do recesso, para que o texto seja modificado, evitando os impactos negativos. Além disso, está mobilizando outras associações e representantes das carreiras que serão afetadas para uma reação em conjunto.