O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Conselho dos Tribunais de Justiça, assina na próxima terça-feira, 26 de julho, o termo de adesão para o direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A solenidade será realizada na nova sede do TJMG – Avenida Afonso Pena, 4.001 –, no saguão do 12º andar, às 10h.

O evento terá a participação do presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, do presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, e de representantes dos Tribunais de Justiça do Distrito Federal, Piauí, Tocantins, Rio Grande do Sul, de Pernambuco, Roraima, Sergipe e Rondônia.

O sistema, um software inteiramente livre, foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para a produção e a transmissão de documentos administrativos de forma eletrônica e foi cedido gratuitamente. O seu objetivo é tornar a tramitação e a gestão dos processos administrativos mais simples e ágeis, abolindo o uso de papel, o que contribui para a economia de recursos públicos e a preservação do meio ambiente.

O avanço tecnológico alcançado com o SEI permite interligar todas as unidades e comarcas, promovendo acessibilidade, celeridade e desburocratização de todas as demandas administrativas. Os usuários externos vão poder visualizar processos públicos de seu interesse, por meio da pesquisa processual, ou solicitar vista eletrônica de processos.

Fonte: TJMG