OAB

Candidatos que realizariam o exame da Ordem dos Advogados da Brasil, no início da tarde deste domingo, 24, na Faculdade Unijorge, em Salvador, viveram momentos de pânico quando um homem ameaçou explodir o local onde ocorreria a prova, prevista para iniciar às 13h. Foram acionados o Esquadrão antibomba e policiais da 50ª Companhia Independente, que estão no local, mantendo o homem em uma das salas da instituição. O exame foi adiado. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) mantém as negociações para a rendição do homem, mas não revelou as motivações das ameaças de explosão do local. O caso também é acompanhado por equipes especializadas no Centro Integrado de Comando e Controle, instalado no Centro de Operações e Inteligência. (Estado de Minas)

Lava Jato

A força-tarefa da operação Lava Jato está investigando a existência de um sistema bancário paralelo no Brasil para operar dinheiro de propina. Segundo reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e a Receita apuram a atuação de bancos estrangeiros legalmente constituídos em seus países mas que atuam de forma “clandestina no Brasil para lavar dinheiro. De acordo com a publicação, o FPB Bank Inc, do Panamá – que pertence ao banqueiro brasileiro Nelson Noronha Pinheiro –; o PKB, da Suíça; e o Carregosa, de Portugal, são investigados por suposto uso de “representações” clandestinas para captação de clientes interessados em abrir contas secretas em paraísos fiscais. O esquema já teria sido usado por doleiros e operadores de propinas do esquema da Petrobras e sob investigação em outros órgãos como Ministério do Planejamento, Ministério dos Transportes, Eletrobras e Valec – alvos de apurações em desdobramentos da Lava Jato. “O perfil do cliente é de alguém que quer esconder a origem de seu dinheiro, senão não procuraria uma instituição ilegal. Todos os que procuravam o serviço sabiam da situação”, afirmou o delegado da PF Rodrigo Sanfurgo, da equipe da Lava Jato em Curitiba. A 32ª fase da Lava Jato, batizada de Caça-Fantasmas, iniciou a fase ostensiva das apurações dessa frente. O FBP Bank Inc foi o alvo central da operação. A instituição, além de captar ilegalmente clientes no Brasil, vendia a empresa offshore usada para afastar a titularidade do dono do dinheiro. (O Tempo)

Gastos públicos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse à Folha que, se o Congresso não aprovar a proposta de criar um teto para os gastos públicos, o país terá escolhido uma opção preocupante e terá um preço a pagar, traduzido por ele como novas rodadas de aumento de impostos e juros mais altos por longo período, o que travará o crescimento. "O Brasil terá feito uma opção que acho errada, grave, de não controlar a evolução da sua dívida pública, e pagará um preço por isto nos próximos anos", afirmou, ao defender a aprovação da emenda constitucional que limita o crescimento dos gastos públicos à correção da inflação observada no ano anterior. "Se não for aprovada, não haverá outra saída, porque nos próximos anos, para financiar este aumento das despesas públicas, só restará aumentar imposto", disse. Meirelles também indicou ser contra um novo programa de refinanciamento de dívidas das empresas com o fisco, ao dizer que "a tentativa de atender a todos é que levou à deterioração da situação fiscal e prejuízo de todos". O ministro afirmou que cumprirá a meta de fechar o ano com deficit de R$ 170,5 bilhões, apesar da alta de despesas e da queda das receitas que levaram o governo a rever projeções na semana passada. "Quem viver verá", disse. Presidente do Banco Central no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Meirelles não quis fazer comentários sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas afirmou que o fim da "incerteza" que ele alimenta permitirá uma "recuperação maior e mais rápida" da economia. (Folha de S. Paulo)

Inflação

Os economistas do mercado financeiro reduziram sua expectativa de inflação para este ano e para 2017, mas também passaram a estimar uma contração maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016. As previsões foram coletadas pelo Banco Central na semana passada e divulgadas nesta segunda-feira (25), por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. Mais de 100 instituições financeiras foram ouvidas. A previsão do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano recuou de 7,26% para 7,21% na semana passada. A estimativa permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas e bem distante do objetivo central de 4,5% fixado para 2016. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação oficial do país voltou a perder força e atingiu 0,35% em junho, a menor taxa desde agosto de 2015. No ano, o índice acumula avanço de 4,42% e, em 12 meses, soma 8,84% - ficando abaixo de 9% pela primeira vez desde junho de 2015. Para 2017, a estimativa do mercado financeiro para a inflação caiu de 5,30% para 5,29% na última semana, informou o BC. Deste modo, permanece abaixo do teto de 6% - fixado para 2017 - mas ainda longe do objetivo central de 4,5% para o IPCA no período. (G1)

Olimpíadas

Com uma formatura simbólica da qual participaram cerca de 200 homens das Forças Armadas, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, deu início neste domingo, oficialmente, no Palácio Duque de Caxias, às atividades de segurança para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que serão disputados no Rio de Janeiro em agosto e setembro. “Está em vossas mãos, em vosso trabalho e compromisso, que esses jogos transcorram em paz e em segurança”, disse o ministro aos militares. “Missão dada é missão cumprida”, acrescentou Jungmann. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica disponibilizarão nos próximos 64 dias um efetivo de 22.025 homens para cuidar da defesa e segurança de atletas, moradores e turistas no Rio durante os dois eventos. “A partir de hoje, com a abertura da Vila Olímpica, as Forças Armadas do Brasil passam a exercer, oficialmente, seus compromissos e atribuições para a defesa e segurança dos Jogos”, afirmou o ministro. Os conceitos de interoperacionabilidade e atuação conjunta marcam, segundo Jungmann, a operação e se se baseiam na Lei 12.035, de outubro de 2009, conhecida como Lei do Ato Olímpico, que estabeleceu a segurança como compromisso do Brasil para a Rio 2016, e no Aviso 51 do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em resposta à solicitação do governo fluminense de apoio federal para a segurança pública durante os Jogos. (Agência Brasil)

Terrorismo

O último suspeito de planejar um atentado terrorista durante as Olimpíadas foi preso ontem à noite pela Polícia Federal. Leonid El Kadre de Melo, 32 anos, foi detido na cidade de Comodoro, a 656 km de Cuiabá, capital matogrossense. Leonid era procurado havia quatro dias pela polícia, que cumpriu todos os 12 mandados de prisão no âmbito da Operação Hashtag, deflagrada na última quinta-feira. A irmã do suspeito Zeina El Kadre de Melo Alves, 35 anos, disse que a família está apreensiva, mas acredita que se trata de uma ação precipitada da polícia. Os 11 presos anteriormente estão isolados no presídio federal de segurança máxima de Campo Grande, para onde Leonid deve ser encaminhado após ser ouvido. Por medida de segurança, o horário e local da transferência não serão divulgados. A PF cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão e condução coercitiva em 10 estados. Os detidos usavam nomes árabes em grupos nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Alguns fizeram um juramento virtual ao Estado Islâmico. A partir de 2003, Leonid começou a cumprir pena por homicídio qualificado e roubo. Ele foi condenado a 18 anos de cadeia. (Estado de Minas)

EUA

Um tiroteio na Flórida, nos Estados Unidos, fez dois mortos e mais de 10 feridos. As vítimas são adolescentes, segundo relatos. De acordo com fontes locais, o incidente foi na madrugada desta segunda-feira em uma boate da cidade de Fort Myers, chamada Club Blu. A polícia está investigando o local. Usuários de redes sociais já utilizaram as informações para criticar o sistema de segurança em boates norte-americanas. "Todas as boates devem ter detectores de metal e seguranças treinados, caso contrário não são legítimas", disse um internauta. O Club Blu é uma boate para adolescentes. Há relatos de que vários visitantes tinham 13 anos. Ainda não há informações exatas sobre a identidade das vítimas e dos feridos. (Agência Brasil)

Pílula do câncer

Começam nesta segunda-feira (25) os testes em humanos com a fosfoetanolamina, o composto que ficou conhecido como a "pílula do câncer". As atividades estarão concentradas no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, e a substância será utilizada por 10 pacientes. Esse primeiro grupo determinará a segurança da dose, e se não houver efeitos colaterais, a pesquisa muda de fase, abrangendo mais 200 pacientes. Serão avaliadas as reações em dez tipos de câncer: cabeça e pescoço, mama, pulmão, colo, fígado, pâncreas, melanoma, estômago, colo uterino e próstata. Os testes devem avançar e, se os resultados obtidos nas fases forem positivos, mil pessoas participarão do processo, recebendo doses da pílula. Para o governador de São Paulo, essa fase é fruto de trabalho dos pesquisadores e vem sendo aguardada com muita expectativa. "Primeiro houve aprivação pela Faculdade de Medicina e depois agora pela Conep. E começa o trabalho na segunda-feira. Estamos com bastante esperança que isso possa trazer um avanço no tratamento", disse Geraldo Alckmin. Os testes com 210 pacientes devem durar seis meses, e só começaram após aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde. Paulo Hoff, oncologista e diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, descreveu como será o procedimento: "benefício tende a acontecer nos primeiros dois a quatro meses. Pacientes que não tiverem benefícios em quatro meses, dificilmente apresentarão benefício tardio. isso para qualquer tipo d etratamento contra o câncer. Mas vamos dar ao produto toda a possibilidade para que mostre o benefício, o tempo que for necessário". (Uol)

Concursos

Pelo menos 121 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (25) e reúnem 17.586 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 22.213,44 no Ministério Público do Rio Grande do Sul. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Os órgãos que abrem inscrições para 786 vagas nesta segunda são os seguintes: Câmara Municipal de Araguaína (TO), Câmara Municipal de Lagoa da Prata (MG), Câmara Municipal de São Simão (GO), Câmara Municipal de Ubatã (BA), Ministério Público do Rio Grande do Sul, Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeitura de Barra de São Miguel (PB), Prefeitura de Feira Nova (PE), Prefeitura de Iporanga (SP), Prefeitura de Mar de Espanha (MG) e Prefeitura de Santa Cruz Cabrália (BA). (G1)

Temperatura

A última semana de julho será de tempo estável, com predomínio de sol, em todas as regiões de Minas Gerais, de acordo com o instituto PUC Minas TempoClima. A umidade relativa do ar segue baixa, o que deixa a população em alerta. As faixas Leste e Zona da Mata terão variação de nebulosidade, mas não há previsão de chuva. A baixa umidade permanece nas regiões Norte, Noroeste, Triângulo Mineiro e Oeste, onde os índices podem ficar bem abaixo de 25%. Em Belo Horizonte, a umidade relativa do ar fica na casa dos 40%. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado o estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária. (Estado de Minas)