Foi inaugurado nesta quarta-feira, 29 de junho, no Fórum Vicente Dias Barbosa, em Carmo do Cajuru, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus). A solenidade contou com a presença do juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Carlos Donizetti Ferreira da Silva, representando o 3º vice-presidente, desembargador Wander Marotta.

O juiz Carlos Donizetti afirmou que os Cejus contribuem para a diminuição do ajuizamento de ações e trazem, assim, mais agilidade à prestação jurisdicional, porque permitem às partes envolvidas em um conflito que o solucionem por meio da autocomposição. Ele destacou a importância do envolvimento do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil para realizar o trabalho.

O juiz Jacinto Capatto Costa será o coordenador do Cejus na comarca. Durante a instalação, ele agradeceu o empenho do TJMG em instalar o centro judiciário.

Os Cejus são unidades do Poder Judiciário que, sob o lema do acordo amigável entre as partes, promovem sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, além de oferecer o serviço de orientação ao cidadão. Os centros proporcionam amplo acesso à Justiça, sem custo, sem demora e sem grandes formalidades.


Fonte: TJMG