A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) encerrou na tarde desta terça-feira, 28, o 12º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos ministrado aos 20 magistrados que tomaram posse em 29 de fevereiro. A cerimônia ocorreu no auditório da Ejef, em Belo Horizonte. O curso teve duração de quatro meses e forneceu conhecimento prático da judicatura aos novos juízes, tornando-os aptos a compreender as prerrogativas do cargo. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou da cerimônia.

curso

Na abertura da solenidade, o 2° vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Kildare Carvalho, agradeceu aos professores, coordenadores, palestrantes e servidores da Ejef pelo apoio e dedicação dados à realização do curso. O magistrado registrou um agradecimento especial à juíza auxiliar da presidência do TJMG, Lílian Maciel Santos, por estar sempre pronta a atender às solicitações da Escola Judicial.

curso

Em seu discurso dirigido aos novos magistrados, Kildare Carvalho afirmou que, apesar de o conteúdo do curso ter sido cuidadosamente elaborado e de os professores terem procurado transmitir com afinco o que entenderam ser o mais pertinente para o momento, nunca se esgota o que há para ser dito. O 2º vice-presidente do Tribunal lembrou que o contato com a Ejef não se encerra nesta terça-feira, mas, ao contrário, deve ser algo permanente e tido como valioso para o aperfeiçoamento profissional.

Kildare Carvalho disse aos novos juízes que, ao longo da vida judicante, eles devem ter sempre em mente duas palavras de extrema importância: serenidade e amor. “A serenidade não é apenas um dever de todo magistrado previsto em lei, mas também uma virtude que deve ser constantemente cultivada, pois não é possível decidir de maneira verdadeiramente isenta sem ela. A outra palavra é amor. Em suas carreiras, façam tudo com amor e tenham amor por tudo o que façam. Dessa forma, você serão efetivamente agentes da paz”, afirmou o desembargador.

Ao final da cerimônia, todos os novos juízes receberam o certificado de conclusão do curso, além de um DVD preparado pela Escola Judicial contendo as mais substanciosas conferências, palestras, debates e fóruns promovidos pela Ejef após a vigência do novo CPC.

Os magistrados que atuaram como coordenadores do 12º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos, entre eles, o presidente da Amagis, também receberam um certificado das mãos do 2º vice-presidente do TJMG e do juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Luiz Carlos Rezende.

curso

O desembargador José do Carmo Veiga de Oliveira entregou aos novos colegas um exemplar da Bíblia Sagrada. Segundo ele, neste livro os juízes encontrarão todas as respostas aos questionamentos com os quais irão se deparar ao longo da carreira.

curso

A mesa de honra do evento foi composta pelo 2° vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Kildare Carvalho; pelo coordenador pedagógico da Ejef, desembargador José Fernandes Filho; pelo presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares; e pelo juiz Carlos Donizetti, que representou o 3º vice-presidente do Tribunal, desembargador Wander Marotta.

Concurso

Os novos juízes foram aprovados no concurso público cujo edital foi publicado em novembro de 2013. As provas foram realizadas em 2014. O concurso teve cinco etapas: prova objetiva seletiva, provas escritas, avaliações médica, psicológica e da vida pregressa, prova oral e avaliação de títulos. A classificação final foi publicada em abril de 2015. Ao todo, 75 bacharéis foram aprovados, de um total de 5.538 inscritos.