A nova direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tomará posse na sexta-feira, 1º de julho. O desembargador Herbert Carneiro assumirá a Presidência do Tribunal mineiro para o biênio 2016/2018. A solenidade será realizada às 17h30 no Grande Teatro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537), na capital. Antes, às 15h30, o novo presidente recebe a imprensa para uma coletiva.

Durante a posse coletiva também serão empossados o desembargador Geraldo Augusto, no cargo de 1º vice-presidente; o desembargador Wagner Wilson Ferreira, como 2º vice-presidente; o desembargador Saulo Versiani Penna, na função de 3º vice-presidente; e os desembargadores André Leite Praça e Mariângela Meyer, como corregedor e vice-corregedor-geral de Justiça, respectivamente. Os novos dirigentes foram eleitos em 25 de abril último para o biênio.

A Missa em Ação de Graças pela posse da nova direção será realizada na quinta-feira, 30 de junho, na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175), às 10h30.

Coletiva de Imprensa

Antes da cerimônia, o presidente eleito, desembargador Herbert Carneiro, concederá entrevista coletiva à imprensa no Palácio da Justiça (Av. Afonso Pena, 1.420), às 15h30. Será necessário o credenciamento da imprensa pelo e-mail imprensa@tjmg.jus.br.

Novo presidente

Com mais de 35 anos de dedicação ao Poder Judiciário mineiro – 24 deles como magistrado –, o desembargador Herbert Carneiro, 56 anos, é mineiro de Conceição do Mato Dentro (região Central). Sua história no TJMG começou em 1980, quando ingressou na instituição como servidor. Em 1989, foi nomeado assessor judiciário da Presidência do TJMG, ocupando o cargo até 1992, quando iniciou sua carreira na magistratura.

Desembargador do TJMG desde 2009, é mestre em direito empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC) e especialista em direito de empresa pela Fundação Dom Cabral.

Durante a carreira na magistratura, passou pelas Comarcas de Almenara, Caratinga e Belo Horizonte. Na capital, foi juiz diretor dos Juizados Especiais Criminal e Cível, titular da Vara de Execuções Criminais e membro da Turma Recursal Criminal.

No Ministério da Justiça, foi presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vice-presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça e membro efetivo da Comissão Nacional de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas. O desembargador também presidiu a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) de 2013 a 2015.

O novo presidente foi professor de execução penal no curso de pós-graduação da FDMC e coordenou o módulo de direito penal e processual penal do Curso de Formação Inicial de Magistrados, oferecido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). O magistrado também publicou artigos, proferiu palestras e recebeu diversas condecorações.


Fonte: TJMG