O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, esteve em Juiz de Fora, na Zona da Mata, nesta sexta-feira, 17, para uma reunião com os juízes da comarca e região, juntamente com o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, e o presidente eleito do Tribunal, desembargador Herbert Carneiro. Também estiveram presentes os desembargadores Geraldo Augusto de Almeida (1°vice-presidente eleito do TJMG), Wagner Wilson (2º vice-presidente eleito), Luiz Carlos Correa Junior, superintendente administrativo do Tribunal, a desembargadora Mônica Libânio, e a juíza Eveline Mendonça Gonçalves, auxiliar da presidência do TJMG. Eles foram recepcionados pelo diretor do foro de Juiz de Fora, juiz Paulo Tristão. Cerca de cinquenta juízes de toda a região participaram do encontro, que foi realizado no Salão do Júri do Fórum de Juiz de Fora.

Juiz de Fora

Como tem feito desde o início de sua gestão, o presidente da Amagis conversou com os juízes para ouvir suas reivindicações e levar informações sobre ações da Associação referentes ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, independência do Judiciário e valorização da carreira da Magistratura. Na ocasião, o desembargador Maurício Soares repassou ao presidente do TJMG a demanda de alguns magistrados pelo provimento nas Comarcas, cujos editais estão abertos, antes do impedimento implementado pelo período eleitoral.

Juiz de Fora

Durante a reunião, o presidente do TJMG apresentou aos magistrados presentes o balanço de sua gestão e as ações desenvolvidas pelo Tribunal. Pedro Bitencourt agradeceu o empenho e o esforço de todos os magistrados e de toda a diretoria que com ele conduziu o Judiciário mineiro nos últimos dois anos. O desembargador agradeceu também ao presidente eleito, desembargador Herbert Carneiro, pela parceria durante toda a gestão. Ele destacou a situação da primeira instância e sua preocupação desde o início da gestão em planejar e realizar melhorias no primeiro grau, apresentando as ações desenvolvidas nos últimos anos nesse sentido.

Juiz de Fora

Ao fazer uso da palavra, Herbert Carneiro destacou que é o primeiro presidente que vai da Amagis direto ao TJMG (ele presidiu a Amagis de 2013 a 2015 e tomará posse como presidente do TJ no próximo dia 1º de julho). "Conheço bem os anseios e as angústias dos magistrados mineiros e sei bem o que eles esperam do presidente do Tribunal", afirmou o desembargador, lembrando do desafio que tem nas mãos ao suceder uma gestão exitosa como a de Pedro Bitencourt. "Quero estar o maior tempo possível com os juízes e darei ao nosso presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, a mesma acolhida que recebi do desembargador Pedro Bitencourt porque sei que, sem a parceria dos magistrados e dos servidores, não é possível ter êxito na gestão", concluiu.

Homenagens

Antes da reunião, os desembargadores Pedro Bitencourt, Maurício Soares, Herbert Carneiro, Geraldo Augusto de Almeida, Wagner Wilson e Mônica Libânio receberam homenagem dos servidores da comarca, com um quadro representando a Santa Ceia, em agradecimento pela presença.

Juiz de Fora

Em nome dos servidores, Valdir Rocha de Freitas, servidor do Judiciário em Juiz de Fora há 30 anos, agradeceu ao presidente do Tribunal pelas inovações que trouxe ao TJMG durante sua gestão, entre elas o PJe e o canal de comunicação direta entre os servidores e a presidência.

Juiz de Fora

Em agradecimento, o desembargador Pedro Bitencourt se disse honrado por ser homenageado pelos servidores e que não esperava tamanha recepção, com todos os servidores no Salão do Júri. “Confesso que essa foi uma das mais importantes homenagens que recebi na minha gestão. O Poder Judiciário é composto por todos nós. E o servidor é parte integrante e essencial dele. Para mim, é um reconhecimento ao esforço que tive à frente da Justiça mineira. Isso, para mim, é muito significativo", agradeceu o presidente do TJ.