No seminário “Educação Judicial na Inglaterra e País de Gales, uma nova abordagem” que ocorreu nesta quarta-feira (25), na Suprema Corte do Reino Unido, em Londres, o diretor da Escola Judicial, John Phillips, destacou a importância do treinamento para juízes e membros do Judiciário afim de aumentar a performance e a eficiência desses atores públicos. O diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, Cláudio dell”Orto, coordenou a atividade.

“Para fazer isso, o ensinamento não deve ser focado na parte de direito material e, sim nas questões do dia a dia, que envolvem as decisões para aumentar a eficiência, como as questões vinculadas de se ter um testemunho adequado, como evitar situações de conflito entre as partes na audiência. Essas situações práticas devem ser o foco parlamentar”, explicou John Phillips.

O diretor-presidente da ENM disse que a magistratura brasileira teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema de treinamento de juízes adotado pela Grã-Bretanha. “Isso é muito importante porque eles têm usado estudos de caso que é algo, hoje, fundamental para que a gente consiga colocar na prática, os conhecimentos teóricos que a magistratura brasileira já possui acumulados ao longo de muitos anos”, afirmou.

O seminário contou com a participação de aproximadamente 57 magistrados. O II Congresso Internacional da AMB segue até o dia 2 de junho, na Inglaterra e Escócia.

Fonte: ENM