Estão abertas as inscrições para participar da terceira edição de 2016 do Terceiro Turno – Temas Eleitorais em Foco, projeto da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais. O evento vai abordar o tema Corrupção eleitoral: desafios à integridade das eleições, no dia 3 de junho, sexta-feira, a partir das 17h, no auditório do TRE-MG (Avenida Prudente de Morais, 320, 3º andar). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do TRE até as 13h do dia do evento.

Para expor o tema, foi convidado o professor de Direito Constitucional Arthur Magno e Silva Guerra, doutor em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). O assunto será debatido com o juiz de direito do TJMG e professor universitário Ramom Tácio de Oliveira, também doutor em Direito Público pela PUC-MG. Para mediar o debate, foi convidado o desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, diretor-executivo da Escola Judiciária do TRE-MG.

O projeto Terceiro Turno foi lançado em fevereiro de 2015 e integra as atividades comemorativas dos 10 anos de criação da Escola Judiciária Eleitoral mineira. O objetivo é divulgar pesquisas e publicações de magistrados, promotores, advogados e servidores públicos sobre temas jurídicos relacionados ao processo eleitoral. A ideia é convidar um pesquisador ou estudioso do Direito para expor o assunto e depois debatê-lo com alguma autoridade da área, na última sexta-feira de cada mês Excepcionalmente, neste mês, o evento não será na última sexta do mês de maio, dia 27, em função do feriado de Corpus Christi. Ao final do debate, abre-se espaço para perguntas dos participantes. A carga horária de cada encontro é de duas horas e os palestrantes, debatedores e participantes receberão certificado. Todos os debates são gravados e exibidos na TV Assembleia.

Quem tiver interesse em apresentar trabalhos no projeto Terceiro Turno pode entrar em contato com a Escola Judiciária pelo email ejemg@tre-mg.jus.br ou pelos telefones (31) 3307-1102/ 1103. É importante lembrar que os interessados devem ser magistrados, promotores, advogados ou servidores públicos que tenham desenvolvido trabalhos de pós-graduação, mestrado ou doutorado ou que tenham publicado estudos sobre temas relacionados ao processo eleitoral.

Fonte: TRE-MG