Como parte do processo de revitalização da gestão itinerante da Amagis, o presidente da Associação, desembargador Maurício Soares, reuniu-se na tarde desta sexta-feira, 20, com juízes de Manhuaçu e região. A reunião ocorreu no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Alonso Starling, localizado no centro da cidade. O encontro com os juízes é uma das principais ações da atual diretoria, que pretende aproximar ainda mais a Amagis dos magistrados de todas as regiões do Estado e discutir seus anseios, estabelecendo um diálogo franco e aberto, a fim de integrar toda a Magistratura.

manhuacu2

Na ocasião, Maurício Soares ouviu as reivindicações dos colegas e debateu temas como as condições de trabalho e segurança nos fóruns, aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e valorização dos magistrados. O presidente da Amagis também apresentou aos juízes as ações que estão sendo implementadas pela Associação em prol da defesa das prerrogativas da magistratura e prestou informações sobre o andamento de projetos de lei que estão tramitando no Congresso Nacional, como o PL 3.123/15, que regulamenta o teto remuneratório no serviço público, e o PL 2.646/15, que trata da recomposição dos subsídios da magistratura.

A interiorização das ações da Amagis foi motivo de elogios por parte dos magistrados presentes. Para o diretor da seccional da Associação em Manhuaçu e diretor do foro da comarca, juiz Vinicius Dias Paes Ristori, a gestão itinerante aproxima os juízes do interior das ações que estão sendo desenvolvidas pela Amagis e mostra a importância que a Associação dá a todos os seus membros.

manhuacu

Segundo ele, com as visitas às comarcas mineiras, o magistrado sente que tem uma Associação que zela por ele. “Não basta apenas manter as comunicações por ofícios ou por redes sociais. Esse contato físico é de muita relevância, porque o juiz se sente acolhido. Quem está há muito tempo na Magistratura, como é o meu caso, vê uma modificação muito grande nesse comportamento e uma grande importância nisso”, afirma o juiz. De acordo com Vinicius Ristori, quando a direção da Amagis se desloca e avalia de perto a situação do magistrado na comarca, tem um maior embasamento para elaborar suas estratégias de trabalho.

Segundo o juiz Maurício Navarro, a integração com os juízes do interior e capital é fundamental para fortalecer a magistratura e garantir uma prestação jurisdicional mais eficiente. “Com as visitas, a Amagis apresenta ações que tem executado em prol da magistratura e reforça sua preocupação com as necessidades dos magistrados de todo o Estado”, declara.


Participaram da reunião com o presidente da Amagis os juízes Vinicius Dias Paes Ristori, Mauricio Navarro Bandeira de Mello, Marco Antonio Silva e Daniela Bertolini Rosa Coelho, da comarca de Manhuaçu; Bruno Camelo, de Abre Campo; Diego Lavendoski, da comarca de Ipanema; e o juiz do TRE-MG Maurício Pinto Ferreira, da Comarca de Belo Horizonte.

Desde o início do ano, a diretoria da Amagis já se reuniu com juízes de diversas regiões do Estado e realizou reuniões nas Comarcas de João Monlevade, Divinópolis, Juiz de Fora, São João del Rei e Barbacena.

Logo após a reunião no fórum, os magistrados participam do 1º Seminário Regional sobre Legislação Eleitoral da Região do Caparaó. O evento está marcado para as 18h, no auditório da Câmara Municipal de Manhuaçu.