O juiz Renato César Jardim é o novo diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte. O magistrado substitui Carlos Henrique Perpétuo Braga, recém-empossado como desembargador do Tribunal de Justiça. O juiz-diretor do Foro, titular da 29ª Zona Eleitoral, é o responsável pela coordenação das eleições na Capital, além do recebimento de todos os pedidos de registro de candidatura e do julgamento da prestação de contas dos candidatos eleitos a prefeito/vice-prefeito. Caberá a ele também diplomar os eleitos do pleito municipal.

Natural de Belo Horizonte, o juiz Renato César Jardim se formou em Direito pela PUC Minas. É pós-graduado em Direito Empresarial e Direito Aeronáutico. Em 1996, ingressou na magistratura, tendo atuado nas comarcas de Pompeu, Peçanha, Araxá, além de Belo Horizonte, onde é o titular da 13ª Vara Cível. Já atuou também como juiz auxiliar da Corregedoria e da Presidência do Tribunal de Justiça e Diretor do Foro da Capital.

Os diretores dos Foros Eleitorais de Juiz de Fora e Uberlândia também mudaram nessa semana. No Triângulo Mineiro, o novo titular do Foro - 299ª Zona Eleitoral, de Uberlândia - é o juiz Miller Rogério Couto Justina, em substituição ao juiz Joemilson Donizete Lopes, que já completou seu biênio na Justiça Eleitoral. Em Juiz de Fora, o novo diretor do Foro – 153ª Zona Eleitoral – é o juiz Orfeu Sérgio Ferreira Filho, que substitui a juíza Maria Lúcia Cabral Caruso, após também ter completado o biênio na função eleitoral.

As direções dos Foros Eleitorais, figura existente nas cidades onde existem mais de uma Zona Eleitoral, são designadas pelo corregedor regional eleitoral.

Confira a relação de foros eleitorais no Estado.

Fonte: TRE-MG