A Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) vem a público contestar e denunciar a leviana campanha difamatória contra o Juiz Joaquim Martins Gamonal, transformada em livro anônimo e apócrifo, compatível com o nível de irresponsabilidade de seu idealizador.

O Juiz Joaquim Martins Gamonal é respeitado por seus pares e tem atuação íntegra na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Barbacena por mais de duas décadas.

Não bastassem as calúnias feitas sob o manto da obscuridade, seus agressores ainda ofendem autoridades e instituições legalmente constituídas e responsáveis pela fiscalização, investigação e julgamento, que já avaliaram e reconheceram a correção das ações e decisões desse Magistrado, que, mais uma vez, é vítima do desrespeito e de ataques espúrios e que, em última análise, são atentados contra o Judiciário e a democracia.

Todos os procedimentos adotados pelo Juiz Joaquim Gamonal foram precedidos e realizados por gestões do Conselho Tutelar e Ministério Público locais e monitorados pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Corregedoria de Justiça de Minas Gerais e Conselho Nacional de Justiça.

A Amagis reafirma total confiança no trabalho sério e vocacionado do Magistrado e, de acordo com a conveniência do ofendido, tomará todas as providências para garantir sua defesa, dignidade e independência em julgar de acordo com a Constituição da República e as leis.

Belo Horizonte, 4 de maio de 2016

Desembargador Maurício Soares
Presidente da Amagis